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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: IMAGENS DO FEMININO: A CONSTRUÇÃO DE GÊNEROS NA TELEVISÃO BRASILEIRA Autor: SILVIA REGINA DE ALMEIDA FIUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16709
Catalogação: 07/01/2011 Liberação: 07/01/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16709@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16709@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16709
Resumo:
Título: IMAGENS DO FEMININO: A CONSTRUÇÃO DE GÊNEROS NA TELEVISÃO BRASILEIRA Autor: SILVIA REGINA DE ALMEIDA FIUZA
Nº do Conteudo: 16709
Catalogação: 07/01/2011 Liberação: 07/01/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16709@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16709@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16709
Resumo:
Essa tese analisa as representações femininas na ficção seriada da Rede
Globo, a partir dos seriados Malu Mulher e Mulher, e das minisséries Anos
Dourados e Hilda Furacão. Ao considerar a televisão um veículo que se
caracteriza pela velocidade, fragmentação e simultaneidade dos conteúdos, é
possível encontrar nessas narrativas a presença de múltiplos ethos e identidades
regidas por dois princípios antagônicos - um hierárquico e outro igualitário.
Geradas por matrizes narrativas diversas que se mesclam como o melodrama, o
realismo e o naturalismo, essas ficções híbridas constroem tipos ideais de gênero,
em particular o feminino, que também são marcados pelo fracionamento e
convivência de valores, visões de mundo e estilos de vida heterogêneos. Criam,
ainda, uma sociabilidade entre indivíduos e coletividades separados do ponto de
vista objetivo - idade, sexo, posição social, econômica e cultural - e subjetivo -
biografias, códigos morais e comportamentais -, em um diálogo polifônico que
envolve autor, personagens, diretor, produtor e público. Esse dialogismo leva a
dois movimentos simultâneos e, aparentemente, opostos: a mimese, a
identificação com os aspectos que são familiares; e a aspiração, o desejo de
alcançar aquilo que está distante. Essa dupla faceta conduz a um acordo ficcional
que dá verossimilhança à narrativa. Todos esses elementos fazem com que a
ficção seriada televisiva brasileira possa ser pensada como uma espécie de
moldura para o comportamento do homem contemporâneo, articulando as
dimensões interna e externa de sua vida e estruturando suas experiências passada
e presente.