$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: IMAGENS DO FEMININO: A CONSTRUÇÃO DE GÊNEROS NA TELEVISÃO BRASILEIRA
Autor: SILVIA REGINA DE ALMEIDA FIUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16709
Catalogação:  07/01/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16709@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16709@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16709

Resumo:
Essa tese analisa as representações femininas na ficção seriada da Rede Globo, a partir dos seriados Malu Mulher e Mulher, e das minisséries Anos Dourados e Hilda Furacão. Ao considerar a televisão um veículo que se caracteriza pela velocidade, fragmentação e simultaneidade dos conteúdos, é possível encontrar nessas narrativas a presença de múltiplos ethos e identidades regidas por dois princípios antagônicos - um hierárquico e outro igualitário. Geradas por matrizes narrativas diversas que se mesclam como o melodrama, o realismo e o naturalismo, essas ficções híbridas constroem tipos ideais de gênero, em particular o feminino, que também são marcados pelo fracionamento e convivência de valores, visões de mundo e estilos de vida heterogêneos. Criam, ainda, uma sociabilidade entre indivíduos e coletividades separados do ponto de vista objetivo - idade, sexo, posição social, econômica e cultural - e subjetivo - biografias, códigos morais e comportamentais -, em um diálogo polifônico que envolve autor, personagens, diretor, produtor e público. Esse dialogismo leva a dois movimentos simultâneos e, aparentemente, opostos: a mimese, a identificação com os aspectos que são familiares; e a aspiração, o desejo de alcançar aquilo que está distante. Essa dupla faceta conduz a um acordo ficcional que dá verossimilhança à narrativa. Todos esses elementos fazem com que a ficção seriada televisiva brasileira possa ser pensada como uma espécie de moldura para o comportamento do homem contemporâneo, articulando as dimensões interna e externa de sua vida e estruturando suas experiências passada e presente.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui