XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: COMPUTER MEDIATED COMMUNICATION: THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE IN THE INTERACTIONAL PROCESS OF A PRIVATE FORUM Autor: ESTELA DE JESUS MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA MARA GASTAO SALIES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4012
Catalogação: 17/10/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4012@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4012@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4012
Resumo:
Título: COMPUTER MEDIATED COMMUNICATION: THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE IN THE INTERACTIONAL PROCESS OF A PRIVATE FORUM Autor: ESTELA DE JESUS MARTINS
Nº do Conteudo: 4012
Catalogação: 17/10/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4012@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4012@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4012
Resumo:
Computer conferencing has been increasingly incorporated to
academic routines, either in distance learning or in the
regular classroom, as a support. Nevertheless, the
literature has focused on synchronous CMC; its few
incursions into asynchrony refer to discussion lists or
limit themselves to defining the forum. To fill up such a
gap, this study focuses on a private forum held
simultaneously with classroom learning by undergrads in
Electrical Engineering, at PUC-Rio. Its objective is to
describe and analyze, quantitative and qualitatively, the
role of the forum as a discursive experience, investigating
how interaction and knowledge construction take place; the
possibility of characterizing the forum as a genre; and
the effect of teacher`s intervention in the process.
Inspired by sociointeractionism, it analyzed participation
and interactional direction, the topic framework, social
and cognitive aspects signaled by linguistic devices that
represent affect, attitude, metacognition, lexical and
syntactic complexity. Results suggest that future
studies need to address the forum within the paradigm of
genre study. It also suggests that the forum is a genre and
functions as a community of inquiry, leading to critical
thinking by means of dialogical discursive and literacy
practices, learning of coesive ties in writing, and the
development of collective intelligence. Apparently, it
contributes to the construction of the social and
professional identities of the participants.