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Estatística
Título: PROPOSTA DE UM CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS
Autor: JOSE MAURICIO DE AZEVEDO CARDOSO
Colaborador(es): ANTONIO JOSE JUNQUEIRA BOTELHO - Orientador
Catalogação: 28/OUT/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12421&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12421&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12421
Resumo:
Objetivos: Propor um modelo de avaliação da qualidade de gestão, com base nos critérios de excelência utilizados no Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), em organizações não governamentais (ONG), ditas do Terceiro Setor, que atuam no âmbito da assistência social e que tenham abrangência municipal. Contextualização: A presente pesquisa de mestrado se desenvolve no marco de resultados de estudos do impacto das ações empreendidas por organizações não governamentais, que apontam para a ineficiência dessa ação. A pesquisa visa, suprir essa vulnerabilidade e, por conseguinte, melhorar a qualidade da intervenção social empreendida pelas ONGs no Brasil. Metodologia: (i) análise e pesquisa bibliográfica sobre os métodos de avaliação de gestão aplicáveis às organizações do Terceiro Setor; (ii) estudo do PNQ, particularmente seus critérios de excelência, os quais no âmbito da pesquisa foram subdivididos em itens para os quais são avaliados os níveis de práticas de cada aspecto de gestão; (iii) construção de proposta de métrica e metodologia para avaliação da qualidade de organizações não governamentais, incorporando critérios adaptados do PNQ e critérios desenvolvidos a partir de análise de literatura e (iv) realização de teste para validação do modelo em uma ONG. Conclusões: Fazendo uso de métricas e validando-as segundo preceitos metrológicos, o estudo contribui para a mensuração da qualidade em organizações não governamentais, colaborando assim para a melhoraria de seu desempenho através da superação dos pontos frágeis detectados nos processos de avaliação internos de sua gestão.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF