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Título: QUE CRIANÇAS SÃO ESTAS? RETRATOS DE INFÂNCIA A PARTIR DE CADERNOS DE TEXTO
Autor: ANA CLAUDIA MARTINEZ PINHEIRO
Colaborador(es): MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador
Catalogação: 14/MAR/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9653
Resumo:
Este trabalho analisa os textos produzidos por um grupo de crianças, ao longo de um ano letivo, numa atividade de escrita livre - os cadernos de texto. Partindo dos assuntos de maior incidência e da forma como são abordados, procura traçar um perfil contextual deste grupo - crianças entre 9 e 11 anos, cursando, à época da investigação, a 4a série do Ensino Fundamental I de uma escola particular da zona sul do Rio de Janeiro - além de investigar sua relação com a tarefa e as implicações desta para a prática pedagógica cotidiana. Como apoio às reflexões, utiliza, principalmente, as contribuições teóricas de Erik Erikson - para delimitar os aspectos do desenvolvimento emocional das crianças - e de Sara Pain - para iluminar a articulação desta com a dimensão cognitiva. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo empírico desenvolvido a partir da análise dos textos cedidos pelos autores, complementada por dados colhidos em questionários com os autores e seus pais e relatos da professora ao longo do desenvolvimento da atividade. Como conclusões, enuncia os traços mais marcantes do grupo de crianças estudado e, ainda que não esgote o tema, tece uma reflexão sobre a necessidade de se conjugar, de forma consistente, experiência e embasamento teórico na prática educativa.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF