Título: | QUE CRIANÇAS SÃO ESTAS? RETRATOS DE INFÂNCIA A PARTIR DE CADERNOS DE TEXTO | |||||||
Autor: |
ANA CLAUDIA MARTINEZ PINHEIRO |
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Colaborador(es): |
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador |
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Catalogação: | 14/MAR/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9653 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho analisa os textos produzidos por um grupo de
crianças, ao longo de um ano letivo, numa atividade de
escrita livre - os cadernos de texto. Partindo dos
assuntos de maior incidência e da forma como são
abordados, procura traçar um perfil contextual deste
grupo - crianças entre 9 e 11 anos, cursando, à época da
investigação, a 4a série do Ensino Fundamental I de uma
escola particular da zona sul do Rio de Janeiro - além de
investigar sua relação com a tarefa e as implicações desta
para a prática pedagógica cotidiana. Como apoio às
reflexões, utiliza, principalmente, as contribuições
teóricas de Erik Erikson - para delimitar os aspectos do
desenvolvimento emocional das crianças - e de Sara Pain -
para iluminar a articulação desta com a dimensão
cognitiva. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo
empírico desenvolvido a partir da análise dos textos
cedidos pelos autores, complementada por dados colhidos em
questionários com os autores e seus pais e relatos da
professora ao longo do desenvolvimento da atividade. Como
conclusões, enuncia os traços mais marcantes do grupo de
crianças estudado e, ainda que não esgote o tema, tece uma
reflexão sobre a necessidade de se conjugar, de forma
consistente, experiência e embasamento teórico na prática
educativa.
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