Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CAPITALISMO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: UMA LEITURA CRÍTICA
Autor: PEDRO SOBRINO LAUREANO
Colaborador(es): CARLOS AUGUSTO PEIXOTO JUNIOR - Orientador
Catalogação: 21/MAR/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37437&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37437&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37437
Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo central investigar a relação entre subjetividade e capitalismo nas obras de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Antonio Negri e Michael Hardt. Partimos, inicialmente, do estudo crítico de autores que pensam a relação entre capitalismo e subjetividade na pós-modernidade, procurando compreender a subjetividade capitalista no mundo atual de acordo com estes pontos de vista. Em seguida, expomos as teses de Deleuze, Guattari, Negri e Hardt, investigando em que medida o pensamento construído por estes autores é capaz de fornecer ferramentas para a crítica da opressão capitalista e para a afirmação do desejo no mundo contemporâneo. Buscamos, na filosofia da imanência, uma ontologia que pensa como imediata a relação entre subjetividade e política, permitindo compreender o desejo como produção e produto, causa e efeito das instituições sociais. Encontramos, na obra destes autores, os elementos que ligam subjetividade e política num mesmo horizonte constitutivo que engloba, concomitantemente, a afirmação do desejo e a negação absoluta de qualquer forma de soberania social.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF