Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ANÁLISE DO MODELO DE APREÇAMENTO DE OPÇÕES GARCH EM OPÇÕES DE COMPRA DA TELEBRAS
Autor: GUSTAVO SILVA ARAUJO
Colaborador(es): ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO - Orientador
EDUARDO FACO LEMGRUBER - Coorientador
Catalogação: 13/MAR/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3343&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3343&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3343
Resumo:
Este trabalho procura confirmar a hipótese de o modelo de apreçamento de opções GARCH reduzir alguns dos já amplamente estudados vieses do modelo de Black & Scholes, utilizando opções de compra da Telebras no período julho de 1995 a junho de 2000. Para isso, comparam-se os preços encontrados por intermédio do modelo GARCH com os do modelo de Black & Scholes, cotejando-os com os preços de mercado. Os resultados indicaram que o modelo GARCH foi capaz de diminuir alguns dos vieses, principalmente para opções fora- do-dinheiro com curto tempo para o vencimento. Desta forma, o modelo GARCH se mostrou uma alternativa eficaz ao modelo de Black e Scholes, sobretudo para opções com pouca liquidez, nas quais não é possível a utilização da volatilidade implícita da equação de Black e Scholes.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, FOL.DE ROSTO, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LIST. DE GRÁFICOS., LIST. DE TABS. PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF    
ANEXOS PDF