Título: | A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA | |||||||
Autor: |
ANNA MARIA DE AZEVEDO |
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Colaborador(es): |
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - Orientador |
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Catalogação: | 13/SET/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27345 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Com base na experiência do autor como realizador de filmes feitos com
imagens encontradas -found footage-, a dissertação procura identificar as razões
que levam cineastas inseridos em um contexto social contemporâneo a
dispensarem registros cinematográficos autorais e optarem por fragmentos de
formatos e origens diversos. Parte-se do pressuposto de que a escolha da imagem
do outro potencializa liberdade poética e conceitual ao artista em seu discurso
sobre os tempos atuais e expressos nos filmes montados a partir da apropriação de
imagens-ruína. Nesse movimento, busca-se a identidade fraturada, característica
que se acentua na produção cinematográfica a partir dos anos 90, concomitante ao
processo de revisão histórica pela qual o mundo passa. Nesse âmbito, as noções
de apropriação, ressignificação, modernidade, ruína, memória e
arquivo serão vistas sob a perspectiva histórica e da prática cinematográfica.
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