Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MEMÓRIAS DO/NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO: (RE)CONSTRUINDO PRÁTICAS E SENTIDOS
Autor: RITA DE CASSIA XIMENES MURY
Colaborador(es): ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Catalogação: 15/MAR/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25939&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25939&idi=2
[fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25939&idi=3
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25939
Resumo:
Esta tese objetivou compreender a criação do Instituto de Educação de Nova Friburgo no contexto educacional e político do Rio de Janeiro nos anos 80, articulando o projeto idealizado e as práticas lá estabelecidas. Apoiada em referenciais da História e da Sociologia, busquei analisar o processo de construção identitária dessa instituição voltada à formação de professores, através do diálogo entre fontes documentais e relatos de ex-alunos/as e ex-professores/as do Instituto. A pesquisa apontou que sua criação,naquele momento histórico, surgia alinhada a uma proposta específica desenhada para a educação no Estado do Rio de Janeiro durante o Governo Leonel Brizola, com a forte marca do pensamento de Darcy Ribeiro. Com o horizonte de ser uma escola atual e progressista, o Instituto provocou reações dentro e fora de seus muros ao destituir de seu prédio uma escola considerada tradicional no município, inaugurando práticas que pretendiam ser democráticas, baseadas em princípios como liberdade e autonomia. Nessa viragem, passou a adotar metodologias consideradas inovadoras, de base piagetiana. Com a intenção de formar professores que agissem em prol da mudança social, seu projeto institucional e ações provocaram tensões na comunidade educativa que envolveram a mídia e o poder local, dividindo posições. Em uma clara disputa de poder, os diferentes grupos lançaram mão de estratégias, tendo em vista a afirmação ou a diluição desse projeto.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF