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Título: SOCIEDADE, NATUREZA E TÉCNICA: DESIGN DAS ESTRUTURAS ADAPTÁVEIS DE BAMBU
Autor: LUCAS ALVES RIPPER
Colaborador(es): LUIZA NOVAES - Orientador
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Coorientador
Catalogação: 05/NOV/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25434&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25434&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25434
Resumo:
O potencial de autoconstrução de estruturas adaptáveis de bambu é o foco deste trabalho que visa ampliar a ótica do design como método projetual com ênfase no processo e não no produto final e como produtor de significados, podendo gerar autonomia de grupos em uma produção local pautada na educação ambiental/sustentabilidade. A adaptabilidade destas estruturas é um conceito central onde o objeto e o seu processo construtivo é determinado pelas condições locais de material, mão de obra e demanda de uso. O campo do design se estabeleceu no Brasil de acordo com a ótica do desenho industrial concebido nos países desenvolvidos que prioriza a fabricação, distribuição e comercialização dos objetos em grande escala. Neste contexto a atividade projetual deixa de focar no ser humano para se dedicar ao consumo em massa. Acreditamos que por meio do design é possível formar cidadãos conscientes da problemática ambiental planetária conduzindo-os através de metodologias participativas desenvolvidas no LILD PUC-Rio. O meio acadêmico (universidades e escolas) se apresenta como contexto geográfico favorável para aplicação destas metodologias que se baseiam na autonomia de grupos para a produção de objetos utilitários localmente. A esfera local/ regional é o ponto de partida para a concepção do design do objeto, determinando recursos materiais disponíveis, demandas de uso e aspectos culturais. Destacamos a metodologia de Técnicas & Convivência onde os professores-técnicos orientam os alunos-voluntários na concepção, construção e uso das estruturas adaptáveis de bambu em diversas aplicações. Neste processo os voluntários são coautores e são levados a pensar o objeto a partir de seu ciclo de vida – concepção, fabricação, uso, manutenção e descarte/pós-uso. O bambu representa um material acessível, de grande resistência com versatilidade para ser aplicado em diversos usos e é explorado aqui para fins estruturais. A abordagem transdisciplinar envolvendo os campos do design, arquitetura, engenharia e geografia nos leva a uma analise complexa do processo construtivo e do objeto final, contextualizando a produção no espaço. Em estudos de campo no Brasil e nos EUA concluímos que esta ótica de design com base na produção em esfera local/regional pautada na educação ambiental/sustentabilidade, tem grande acessibilidade e pode ser potencializada a partir da colaboração transdisciplinar para outros usos na sociedade, seja com foco na educação, na autonomia produtiva ou no uso diversificado das estruturas adaptáveis de bambu.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF