Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CUIDADO E FAMÍLIA: UMA ANÁLISE COMPREENSIVA DO MODO DE CAMINHAR A VIDA DOS CUIDADORES DE IDOSOS
Autor: ELIZA REGINA AMBROSIO
Colaborador(es): ILDA LOPES RODRIGUES DA SILVA - Orientador
Catalogação: 02/JAN/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20943&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20943&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20943
Resumo:
Esta tese tem como proposta proceder a uma análise compreensiva dos modos de caminhar a vida dos cuidadores dos idosos assistidos no Setor de Geriatria do Hospital Universitário da UFRJ. Os idosos são entendidos como aqueles com dependência total ou parcial e que por isso necessitam de cuidados. Os cuidadores são aquelas pessoas da família que ofertam cuidados a esses idosos. E, cuidado é o modo encontrado para definir dedicação, zelo, carinho, observação. O pressuposto é que esses cuidadores têm sua capacidade de cuidar diminuída por perderem o controle em função da sobrecarga de trabalho, foi apreendido que não contam com a solidariedade da família nem com o apoio do poder público na medida em que não há políticas públicas relacionadas ao cuidado domiciliar e ao cuidador familiar. O objeto é o mundo da vida dos cuidadores, e, neste, todas as circunstâncias que perpassam ou podem perpassar essa vida diante do cotidiano do cuidado, compreendido como um das tarefas mais estressantes quando circunscrito no universo das doenças do idoso, notadamente aquele que se dá em função das doenças que provocam o déficit cognitivo. Para compreender esse mundo da vida foram utilizados dois modos de obtenção de informações, a entrevista e o grupo focal. Participaram das entrevistas doze sujeitos e das reuniões sessenta e seis. Foram utilizadas questões orientadoras para as entrevistas e as sessões grupais. Aqui empregamos como método de conhecimento a pesquisa qualitativa. Utilizou-se o método compreensivo de análise, onde as narrativas forneceram a teia para se tecer a compreensão do modo de caminhar a vida desses cuidadores, modo este que precisa ser transformado para melhorar a qualidade do cuidado que é oferecido e a segurança daquele que recebe. A pesquisa revelou que a problemática que envolve os cuidadores traz novos elementos para pensar o papel dos mesmos na sociedade, mostrou que os cuidadores familiares constantemente se viram diante de múltiplos desafios, foi revelado por meio das narrativas o quanto os cuidadores são estressados, pelo acúmulo do trabalho doméstico com o cuidado, pois nunca descansam, não têm tempo para cuidar de si, estão sempre impossibilitados para um momento de lazer. A pesquisa mostrou que a ausência de instituições para acolhida às pessoas que demandam por cuidados faz com que a responsabilidade máxima incida sobre a família e, geralmente, sobre um dos seus componentes, que geralmente pertence ao sexo feminino.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE ABREVIATURAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF