Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SALA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE REDE DO SUBÚRBIO CARIOCA: ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL
Autor: ANGELA CRISTINA FORTES IORIO
Colaborador(es): ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Catalogação: 13/DEZ/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20893&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20893&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20893
Resumo:
O objetivo deste trabalho é investigar como se constrói a socialização profissional docente em uma escola privada de rede que atende a nova classe média. Entrevistas com oito professoras do primeiro segmento do ensino fundamental e a observação do espaço da sala de professores foram as principais estratégias metodológicas usadas, próprias de um estudo de inspiração etnográfica. A investigação incide, particularmente, sobre as condições de trabalho das professoras e em como se processa o desenvolvimento profissional, considerando-se que as experiências que vivenciam durante a permanência na Sala de Professores podem ser promotoras de uma efetiva formação continuada. A partir da análise do material coletado, surgiram algumas questões relativas ao trabalho docente nessa instituição. De um lado, evidenciou-se a precarização do trabalho docente em decorrência dos baixos salários, da intensificação do trabalho, da ausência de uma política de formação, de uma lógica organizacional que não favorece o partilhar dos saberes entre os professores. Por outro lado, essa mesma lógica organizacional fundada em dispositivos de regulação no cumprimento de prazos, de controle da prática docente, orientada por manuais pedagógicos e softwares educativos acaba por comprometer a autonomia das professoras e, por conseguinte, o desenvolvimento de um clima colaborativo. Por último, a pesquisa contribui ao problematizar os efeitos perversos da mercantilização da educação e a complexidade da socialização profissional docente neste estabelecimento de ensino. Esta rede privada tem sua estrutura pautada em dispositivos de controle e regulação, que subjugam o professor a um conjunto de instrumentos, técnicas, procedimentos, inibidores da criatividade dos docentes e de um trabalho por natureza autoral. A socialização profissional docente é determinada pelos dispositivos institucionais característicos do sistema empregado pela rede privada de ensino e um retrato da forma como a escola trata as professoras e concebe o processo educativo.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF