Título: | ESPECTROS PÓS-COLONIAIS EM CEM ANOS: LEGADO, TEMPO E SOLIDÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
GUSTAVO XAVIER DAMASCENO |
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Colaborador(es): |
JOAO FRANKLIN ABELARDO PONTES NOGUEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 20/JUL/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19911&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19911&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19911 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O estilo literário que ficou conhecido internacionalmente como Realismo
Mágico tem na laureada obra de Gabriel García Márquez, Cem Anos de Solidão,
uma de suas maiores inspirações. O Boom latino-americano, movimento que
impulsionou o reconhecimento original da produção literária na América Latina
nas décadas de 1960 e 1970 terminou por acender um debate em escala planetária
em torno da existência de uma realidade mítica e mágica que ultrapassa as
estreitas concepções de realidade do Ocidente. Junto a este reconhecimento, a
visão em torno de Cem Anos de Solidão passou a ser associada a uma
representação metafórica da cultura e história da Colômbia e América Latina. Esta
dissertação pretende problematizar o vínculo imediatamente assumido entre o
nacional e o inter-nacional através deste símbolo literário do século XX. Assim,
buscar-se-á uma intercessão teórica entre literatura, modernidade e póscolonialidade.
Através da enunciação de Gabriel García Márquez o objetivo será
interpelar os valores normativos de autoridade e de significação que são ao
mesmo tempo assumidas e produzidas pelas teorias de modernização e de
resquícios eurocêntricos, mormente a epistemologia das Relações Internacionais.
Para esta finalidade, a compreensão de uma espaçotemporalidade disjuntiva e
de uma poética da solidão pretendem deslocar as fronteiras que separam a
mágica do real.
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