Título: | ANÁLISE DA TRANSMISSÃO DE IMPACTO DE DIFERENTES CALÇADOS MILITARES | |||||||
Autor: |
MARCEL PASSOS ZYLBERBERG |
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Colaborador(es): |
FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP - Orientador |
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Catalogação: | 22/MAI/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19551&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19551&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19551 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A presente dissertação teve como objetivo analisar a transmissão de
impacto de três diferentes modelos de um calçado militar por meio de sua
influência na aceleração tibial. A variável pico de aceleração e as intensidades da
frequência do sinal em determinadas faixas foram medidas no eixo vertical, por
intermédio da técnica de acelerometria, visando caracterizar os coturnos quanto
sua adequação ergonômica e biomecânica como ferramenta de trabalho para os
militares. Dez (10) sujeitos caminharam numa esteira ergométrica em velocidade
constante e padronizada, descalços e com três calçados diferentes. As variáveis
foram medidas por meio de um acelerômetro capacitivo fixado sobre a pele, na
tíbia, e o procedimento reavaliado em dois dias diferentes. Os valores encontrados
apresentaram excelente confiabilidade. O valor médio de redução do pico de
impacto mensurado na tíbia dos sujeitos utilizando os coturnos foi próximo de
50 por cento, em relação à situação descalço. Após a análise da média de pico da
aceleração, os resultados encontrados não foram conclusivos quanto à diferença
significativa de absorção de impacto entre os tipos de coturno, porém em conjunto
com as avaliações de intensidades de faixas de frequência da transmissão do
impacto, parece que o coturno comum apresentou melhor resultado. Existe a
necessidade de novos estudos com outros equipamentos, como palmilhas
instrumentadas e plataformas de força, para caracterização mais precisa dos
calçados, bem como realizar testes de reavaliação de propriedades mecânicas após
ciclos de desgastes dos calçados.
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