Título: | SOBRE PROJETOS PARA TODOS OS SENTIDOS: CONTRIBUIÇÕES DA ARQUITETURA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DIRIGIDOS AOS DEMAIS SENTIDOS ALÉM DA VISÃO | |||||||
Autor: |
JULIANA DUARTE NEVES |
|||||||
Colaborador(es): |
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 07/MAR/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19246&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19246&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19246 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente trabalho aborda os sentidos sob o ponto de vista projetual. Seu
principal objetivo é trazer contribuições teóricas e metodológicas à pesquisa na
área de Design Emocional para o desenvolvimento de projetos dirigidos aos
demais sentidos além da visão. Primeiramente, investiga o design de experiências
em espaços físicos, questão atual e crucial das disciplinas projetuais tratadas pelo
recente campo da arquitetura de atmosferas, a qual, por sua vez, tem como uma
de suas principais estratégias contemplar todos os sentidos humanos. Em seguida,
traz considerações sobre a importância de o designer expandir sua atenção para
além dos aspectos visuais de seus produtos, apontando alguns motivos pelos quais
a visão vem sendo tratada como o sentido hegemônico perante os demais.
Discorre sobre e ilustra o papel de cada um de nossos sentidos na percepção do
meio construído com base nos ensinamentos do psicólogo James Gibson (1966).
Descreve, ainda, três importantes espaços físicos projetados com o propósito de
promover experiências a seus visitantes e que, para tanto, se valeram de
estratégias com foco em todos os sentidos: o Thermal Baths, o Blur Building e o
Museu dos Judeus de Berlim. Por fim, esta pesquisa confirma a importância dos
sentidos na expansão das respostas emocionais do usuário ao meio projetado.
|
||||||||