Título: | COMPORTAMENTO MECÂNICO DE MISTURAS ASFÁLTICAS REFORÇADAS COM GEOGRELHAS PARA PAVIMENTOS FLEXÍVEIS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
GERSON ALVES BASTOS |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
MICHELE DAL TOE CASAGRANDE - Orientador LAURA MARIA GORETTI DA MOTTA - Coorientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 26/NOV/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16585&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16585&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16585 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O principal objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento mecânico de
misturas asfálticas reforçadas com geogrelhas. Inicialmente foram previstos ensaios a
serem executados em um modelo físico de verdadeira grandeza. Entretanto, devido a um
comprometimento estrutural localizado num dos componentes deste modelo físico
durante a realização dos ensaios, optou-se por interromper a execução destes e então,
elaborar um programa experimental de laboratório, que consistia da extração de amostras
deste modelo físico de verdadeira grandeza e moldagem de corpos de prova por
amassamento através de compactador giratório. Cada conjunto de amostras (extraídas e
moldadas) possuía corpos de prova sem ou com reforço, onde foram estudados dois tipos
de geogrelha (de fibra de vidro e poliéster). Foram realizados os ensaios de Resistência à
Tração por Compressão Diametral, Módulo de Resiliência, Fadiga por compressão
diametral sob carga controlada e Tração em Disco Circular com Fenda. Os resultados dos
ensaios mostraram que a presença do reforço de geogrelha melhorou o comportamento
mecânico das misturas asfálticas, com a tendência de maior resistência à fratura, fato este
evidenciado principalmente pelo ensaio de Tração em Disco Circular com Fenda, onde
tais corpos de prova não atingiram o critério de finalização do ensaio (redução da carga
aplicada a 0,10 kN). Nos ensaios de fadiga constatou-se que a melhor influência das
geogrelhas ocorre para os menores níveis de tensão aplicada, sendo que nesta condição é
permitido um maior período para as geogrelhas se deformarem, condição essencial para
sua atuação como elemento com a função de atrasar a propagação de trincas. Constatouse
uma melhoria significativa nos resultados obtidos com as amostras reforçadas com as
grelhas, tendo as amostras com camada de geogrelha de poliéster apresentado os
melhores resultados.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|