Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTUDO TEÓRICO EXPERIMENTAL DAS PROPRIEDADES DINÂMICAS DO BAMBU
Autor: PATRICIA LUNA TAMAYO
Colaborador(es): KHOSROW GHAVAMI - Orientador
Catalogação: 27/JUL/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15998&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15998&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15998
Resumo:
Os estudos realizados durante as últimas três décadas ao respeito do bambu têm sido direcionados à caracterização física, mecânica e microestrutural, das diferentes espécies, sob carga estática. A experiência mostra que as casas e prédios construídos usando-se bambu como elemento estrutural tiveram boa resistência aos abalos sísmicos. O presente trabalho trata-se de uma das primeiras investigações experimentais feitas sobre o comportamento dinâmico do bambu. Foram estudadas as propriedades dinâmicas de sistemas feitos com bambus das espécies Dendrocalamus Giganteus e Phyllostachys Áurea. As propriedades dinâmicas investigadas correspondem aos valores de amortecimento e freqüências naturais de vibração para cada espécie, obtidas através de testes em vibração livre e de testes modais. Com o propósito de estudar a influência do período de armazenamento na resposta dinâmica do material, para os colmos da espécie Phyllostachys Áurea foram consideradas cinco variáveis: colmos sem tratamento cortados em março de 2008, sem tratamento cortados em maio de 2007, sem tratamento cortados em 2001, com tratamento ao fogo (maçarico) cortados em março de 2008 e com tratamento ao fogo (maçarico) cortados em maio de 2007. Alem disso, para as duas espécies foi determinada a variação do coeficiente de amortecimento em função da concentração das fibras na espessura do material.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF