Título: | UMA ABORDAGEM PARA TRANSPARÊNCIA EM PROCESSOS ORGANIZACIONAIS UTILIZANDO ASPECTOS | |||||||
Autor: |
CLAUDIA CAPPELLI ALO |
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Colaborador(es): |
JULIO CESAR SAMPAIO DO PRADO LEITE - Orientador |
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Catalogação: | 15/DEZ/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14721&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14721&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14721 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Transparência tem sido por tempos um anseio das sociedades democráticas.
O direito de ser informado e de ter acesso à informação tem sido um problema
importante nas sociedades modernas. A demanda por verdades baseadas na
transparência tem aumentado no contexto das transformações globais. A
importância da abertura do fluxo de informações está criando uma sociedade aberta
na qual o objetivo é o estabelecimento de uma sociedade democrática com cidadãos
engajados capazes de entender e acessar as informações disponíveis (Holzner,
2006). Entretanto, não é suficiente para uma organização desejar ser transparente.
As organizações precisam saber o que é transparência e como elas podem inserir
este conceito no seu negócio. Esta tese define transparência e a forma de aplicá-la
aos processos de negócio utilizando-os como meio de explicitar a transparência
dentro de organizações. Para isso, propõe uma abordagem orientada a aspectos que
permita introduzir características de transparência nos processos organizacionais
através da construção de políticas e padrões, e da inserção de elementos nos
modelos de processos organizacionais com uso de um catálogo de transparência.
Para validar a proposta da definição de transparência, foi conduzida uma análise de
processos organizacionais através de dois levantamentos utilizando questionários.
Para a validação da abordagem proposta, foi realizado um estudo de caso a partir de
processos de negócio de uma organização real. Este estudo de caso permitiu a
obtenção de alguns resultados preliminares sobre a aplicabilidade e viabilidade do
uso desta abordagem.
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