Título: | NARRATIVAS E AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E SOCIOSSEMIÓTICA | |||||||
Autor: |
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA |
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Colaborador(es): |
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 31/JUL/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13947&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13947&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13947 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O objetivo deste estudo é investigar as narrativas orais de experiências
pessoais produzidas em sala de aula, enfocando esta prática discursiva como um
lócus para o processo de socioconstrução do conhecimento pedagógico. A
arquitetura teórica da pesquisa baseia-se na teoria sociocultural (Wertsch,
[1995]2006, 2002; Daniels, 2001; Wells e Claxton, 2002), desenvolvida a partir
de trabalhos de Vygotsky ([1984]1998, 2001); na perspectiva sistêmico-funcional
(Halliday e Hasan, 1989; Halliday e Matthiessen, 1999; Eggins, 2004), sendo a
linguagem considerada como ferramenta semiótica mediadora no processo de
socioconstrução do conhecimento pedagógico; e na visão socioconstrucionista da
narrativa como prática social (Bruner, 1994, 2002; Moita Lopes, 2001b; Bastos,
2004, 2008). Seis aspectos são considerados para a caracterização do discurso
narrativo: integração ao discurso pedagógico, espontaneidade, não-consciência,
tempo narrativo, reportabilidade e avaliação, sendo esta enfocada sob dois
paradigmas teóricos: abordagens sociolinguísticas (Labov e Waletzky, 1967;
Labov, 1972; Linde, 1997); e teoria da valoração (Martin, 2001, 2006; Martin e
White, 2005). Fragmentos de aulas de Pragmática em um curso de pós-graduação
em uma universidade do Rio de Janeiro foram selecionados como instanciações da
prática narrativa. Nove alunos de mestrado, oito de doutorado, incluindo a alunapesquisadora,
e uma professora participaram da pesquisa como interlocutores
narrativos. A análise desenvolvida baseia-se em uma abordagem sócio-histórica
como orientadora da pesquisa qualitativa (Freitas, 2002; André, 2001) e os trechos
narrativos são investigados quanto à sua conexão com o discurso do conteúdo
pedagógico, quanto à estrutura narrativa laboviana, e quanto a elementos
avaliativos, que se mostraram altamente relevantes para a negociação e
socioconstrução de conhecimento. Os resultados da análise revelam também o
caráter multifuncional das práticas narrativas no contexto pedagógico, bem como
características peculiares das narrativas orais produzidas em sala de aula, as quais
atuam como via de mão dupla no processo de construção social do conhecimento
pedagógico, uma vez que, através dos relatos de histórias particulares, a
experiência constrói o conhecimento formal (instrucional/pedagógico) e este, por
sua vez, ajuda na possível compreensão da experiência vivida, unindo o individual
ao coletivo.
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