Título: | UMA ANÁLISE DE TRANSCRIAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS A PARTIR DE JULIO CORTÁZAR | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ROBERTA GIANNINI |
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Colaborador(es): |
ANDREA FRANCA MARTINS - Orientador |
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Catalogação: | 22/JUL/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13912&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13912&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13912 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este trabalho trata da adaptação cinematográfica enquanto uma
transcriação, ou seja, como uma interpretação criativa por parte dos
roteiristas/diretores a partir do texto-fonte dos escritos de Julio Cortázar. Segue a
análise sobre linguagem e narrativa literária e cinematográfica e como o cinema
moderno criou uma nova forma de contar histórias através do meio visual. É
abordada também a literatura e o cinema modernos em diálogo, com a análise de
mimese e simulacro através de uma interpretação criativa, e da adaptação como
uma intertextualidade palimpsestuosa. Por fim realizamos a análise dos contos que
serviram de inspiração aos diretores que fizeram de suas obras uma adaptação
transcriativa de Cortázar e dos filmes propriamente.
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