Título: | DESIGN PARA SAÚDE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
GEORGIA RIBEIRO VICTOR |
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Colaborador(es): |
JOSE LUIZ MENDES RIPPER - Orientador CARLA DA COSTA DIAS - Coorientador |
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Catalogação: | 18/MAR/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13171&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13171&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13171 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta tese aborda as transformações corporais decorrentes do
gestual de uso
dos objetos contemporâneos, focando a aceleração das
relações predatárias entre o
homem e o meio em seu ambiente de trabalho. A questão
principal aqui abordada
é a diminuição dos movimentos corporais do moderno homem
ocidental, tendo
por pano de fundo o processo co-evolutivo entre corpo e
ambiente, onde os
objetos são em grande parte responsáveis pelas posturas
cotidianas, como
também pelas possibilidades de ação, de gestos,
comportamentos e estratégias
cognitivas. A tese parte de contribuição teórica de autores
que defendem a
realização de movimentos mais harmônicos entre corpo e
ambiente, abordando o
conceito de corpomídia e conhecimentos sobre a dinâmica das
cadeias musculares
na organização psicomotora humana aplicados à atividade de
ensino e de projetos
de objetos. A hipótese que alimenta este trabalho é a de
que um olhar mais atento
para a globalidade da estrutura corpórea influenciará os
profissionais que
concebem e desenvolvem objetos. A atividade de projetar
objetos está no cerne da
questão. Há uma crítica aos modelos rígidos de corpo humano
utilizados nas
atividades de concepção e design dos objetos, e ênfase na
construção de objetos
didáticos que representem as características de mobilidade
(e outras) do corpo
humano. Os conceitos apresentados são abundantemente
ilustrados por todo o
trabalho. As experiências realizadas em cursos ministrados
pela autora são
abordadas desde seus fundamentos teóricos até a construção
de objetos didáticos
que construiu no LILD, Laboratório em Living Design. As
fotos dos objetos
construídos pelos alunos fecham esta tese, por serem a
síntese e a concretização
da idéia de que é possível e indispensável ao designer
compreender a estrutura do
corpo humano.
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