Título: | O ENSINO DE GEOMETRIA COM BASE NA EXPLORAÇÃO DE JOGOS E DESAFIOS: UM EXPERIMENTO COM ALUNOS DE DESIGN | |||||||
Autor: |
DANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUES |
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Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador CELSO BRAGA WILMER - Coorientador |
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Catalogação: | 26/NOV/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12536&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12536&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12536 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho propõe uma abordagem original para o ensino de
fundamentos de geometria e matemática direcionado a alunos
de design. Com
base na exploração de jogos e desafios, foi planejada uma
série de atividades
em que questões, estratégias de resolução e conceitos
geométricos deveriam
estar relacionados de modo integrado. Tal estrutura foi
explorada e analisada em
duas etapas. Na primeira, os desafios foram interpretados
do ponto de vista do
professor, aqui representado pelo autor da tese. Nesta
fase, buscaram-se
respostas para as seguintes questões: Que estratégias de
raciocínio estão em
jogo? Como os conteúdos podem ser trabalhados? Quais são as
soluções dos
desafios e como obtê-las? Na segunda, os desafios foram
apresentados aos
alunos, que interagiram com o professor, de maneira
individual. A partir de
então, novas relações foram descobertas pelos estudantes.
Suas expectativas,
reações e estratégias de raciocínio foram observadas ao
longo de cinco
encontros com aproximadamente duas horas de duração cada,
procedendo-se à
sua análise. Três alunos de design da PUC-Rio participaram
do experimento,
sendo filmados enquanto dialogavam com o professor e
tentavam desvendar os
problemas. A investigação começou com forte influência do
modelo van Hiele
para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Neste
caso, notou-se a
presença dos três primeiros dentre os cinco níveis de
pensamento por ele
propostos: visualização, análise e dedução informal. No que
se refere às
tentativas de agrupamento e reorganização não apenas das
partes nas
estruturas dos exercícios propostos mas também deles
próprios (considerandoos
como partes de um corpo maior), recebeu destaque a ótica
estruturalista da
gestalt, sendo Max Wertheimer a fonte principal. Outra
referência foi George
Polya, por ter mostrado a importância do traçado de
figuras, do uso de
problemas auxiliares e do raciocínio heurístico na
resolução das questões.
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