Título: | LETRAMENTO EM HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS (CPVCS): OS ESPAÇOS DE MEDIAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
VINICIUS TEIXEIRA SANTOS |
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Colaborador(es): |
JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO - Orientador |
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Catalogação: | 14/OUT/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12352&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12352&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12352 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A dissertação analisa a formação de professores de CPVCs,
articulada ao desenvolvimento das habilidades e
competências leitoras, na perspectiva do Letramento em
História. O quadro teórico reporta-se a dois eixos de
fundamentação: na perspectiva do Letramento em História,
apóia-se em autoras como Isabel Barca, Vitória Rodrigues
Silva e Magda Soares, ao analisar o conceito de Letramento;
já na perspectiva epistemológica, Paulo Freire e
Vygotsky respaldam as concepções de mediação no
desenvolvimento dos conhecimentos e processos psicológicos
mais complexos, em uma abordagem dinâmica que remete à
inter-relação entre os indivíduos. Como estudo de campo, é
analisada a prática formativa de docentes de História
associados a CPVCs, em cursos programados durante o biênio
2006-2007, com base na matriz de competências e habilidades
do ENEM, em uma proposta histórico-cultural de base
paulofreireana. São utilizados recursos técnico-
metodológicos de análise documental sobre os materiais
curriculares e didáticos (apostilas e avaliações
formativas), bem como entrevistas semi-estruturadas com os
professores formadores do Curso de Capacitação de
Professores dos CPVCs. Observações de interlocuções entre
os cursistas dos CPVCs e a equipe docente, e avaliações
formuladas pelos cursistas sobre a avaliação formativa
desenvolvida em suas classes comunitárias complementam os
recursos. Diante da escassa produção acadêmica sobre as
questões teórico-práticas de Letramento em História, em
CPVCs, segundo a Matriz de Competências do ENEM mediatizada
por aportes do paradigma histórico-cultural com base em
Paulo Freire e Vygotsky, ressalta-se que: i) os processos
formativos da leitura em História e suas habilidades e
competências ocorrem de forma orientada pelo professor de
História; ii) a Matriz de Competências do ENEM não se
traduz em empecilho para o desenvolvimento
do conhecimento histórico; antes, ao diminuir as tensões
derivadas da acumulação estéril de informações, tão cara ao
vestibular, pode possibilitar um trabalho
pedagógico mais substantivo, por parte dos professores de
História; iii) o desenvolvimento das capacidades de leitura
é parte constitutiva do conhecimento histórico, e não mero
anexo para facilitar a apropriação de informações de fatos e
acontecimentos da História; iv) o Letramento em História
pressupõe o desenvolvimento de competências e habilidades
de leitura que considere os suportes textuais como
portadores de questões políticas, ideológicas, culturais,
sociais e econômicas, ou seja, os suportes não são neutros.
Ser letrado em História, desta forma, significa desenvolver
continuamente a capacidade de realizar a leitura histórica
do mundo e a finitude das suas formações sociais.
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