Título: | IMAGENS FOTOGRÁFICAS DE PROFESSORAS: UMA TRAJETÓRIA VISUAL DO MAGISTÉRIO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX | |||||||
Autor: |
ANA VALERIA DE FIGUEIREDO DA COSTA |
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Colaborador(es): |
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador |
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Catalogação: | 07/OUT/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12305&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12305&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12305 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta tese tem como objetivo central investigar, através de
registros e reproduções fotográficas, as relações sociais,
usos e costumes que emergem das imagens de professoras de
escolas municipais do Rio de Janeiro, no período
compreendido entre final do século XIX (década de 1890) e
início do século XX (décadas iniciais), analisando como a
imagem das professoras vem sendo veiculada e agregada a
valores pelo documento fotográfico, refletida no cotidiano
e nas práticas escolares da época focalizada neste estudo.
Dessa forma, o trabalho tomou o curso de um estudo
histórico-sociológico na de busca de significados,
manifestos e latentes, no discurso visual das imagens
fotográficas de professoras de escolas públicas do
município do Rio de Janeiro, percorrendo documentos
fotográficos do final do século XIX e início do século XX -
Primeira República -, numa tentativa de mapear os usos e
costumes pedagógicos da vida cotidiana, inseridos no
trabalho docente dessas professoras que inscreveram suas
identidades e como são olhadas ao longo das épocas. A
escolha da cidade do Rio de Janeiro se deve ao fato de ter
sido este município a capital do país, tendo abrigado e
emanado, então, modos oficiais de conduta profissional para
o magistério, assim como para outras profissões, além de,
nos dias de hoje, continuar sendo uma cidade-pólo difusora
de hábitos e costumes que se difundem por todo o país. A
estrutura de análise tem como texto principal a fotografia
como texto visual, tomando por base os caminhos teóricos
nos estudos de Bóris Kossoy, Ana Maria Mauad, Lorenzo
Vilches, Ruggiero Eugeni, Roland Barthes, entre outros
autores apresentados. As considerações finais apontam que o
estudo de imagens, documentos fotográficos de professoras
de escolas públicas do município do Rio de Janeiro, pode
trazer propostas de um novo olhar sobre a construção da
identidade docente, sobre as redes onde essa identidade é
tecida e se configura, não estando essas imagens alheias
aos acontecimentos, tampouco às ideologias das épocas em
que foram produzidas, registradas e veiculadas. Essas
imagens não podem ser analisadas sem que o espectador do
agora esteja impregnado da época em que vive, o que abre
caminho para um dialogismo entre o registro e a visão
desse observador atual.
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