Título: | RELAÇÕES ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS NO BERÇÁRIO DE UMA CRECHE PÚBLICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: TÉCNICAS CORPORAIS, RESPONSIVIDADE, CUIDADO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
DANIELA DE OLIVEIRA GUIMARAES |
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Colaborador(es): |
SONIA KRAMER - Orientador |
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Catalogação: | 17/SET/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12204&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12204&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12204 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O objetivo da tese foi conhecer e compreender as relações
dos adultos com as crianças e das crianças entre si, numa
creche pública da cidade do Rio de Janeiro. Tendo como
base
a história das creches no Brasil, a perspectiva médica e
sanitarista nestas instituições, o viés higienista dos
contatos entre adultos e crianças na creche é discutido e
o
seu desdobramento numa perspectiva do cuidado como ato
instrumental e mecânico. No contraponto, a tese traz a
visão de Foucault acerca do cuidado (a partir do seu
estudo
da cultura greco-romana), compreendido como cuidado de
si,
exigindo um trabalho permanente sobre si, questionamento
de
si mesmo, numa dimensão ética e humanitária. A pesquisa de
campo foi realizada no berçário de uma creche pública do
Rio de Janeiro. A perspectiva etnográfica orientou a
permanência no campo, onde foram realizadas descrições
densas das interações e práticas, fotografias e
entrevistas
com as profissionais envolvidas diretamente com os bebês,
as recreadoras. Tendo como base os estudos de Marcel
Mauss
sobre as técnicas corporais, a pesquisa mapeou a
funcionalidade e utilidade do corpo das crianças no dia a
dia, assim como diferentes modalidades de cuidado que
emergiram (automático, disciplinar, e como atenção a si e
às crianças). Dispositivos de poder presentes no cotidiano
foram analisados, tais como os berços, cadeiras de
alimentação e os trabalhinhos. A pesquisa evidenciou
tanto
a forma através da qual os corpos são modelados e as
crianças experimentam-se como guiadas pelos adultos, como
as
estratégias das crianças, invenções de novos modos de
relação e contato delas entre si e delas com os objetos.
Assim, os berços tornam-se mediadores de trocas
e as cadeiras de alimentação transformam-se em
esconderijos. O conceito de ato e atitude responsiva de
Bakhtin abriu mais uma via para identificar expressão e
vida
entre as crianças nas ofertas de objeto, imitações e no
gesto de apontar movimentos criadores e iniciadores de
contato. A fotografia - recurso metodológico da pesquisa,
deu visibilidade aos movimentos das crianças. A
análise e observação das fotos durante as entrevistas com
as profissionais lhes permitiu (re)ver o seu trabalho e
os
bebês de novas maneiras.
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