Título: | CINEMA BRASILEIRO E SUAS POSSIBILIDADES COMO FORMA DE PENSAMENTO ENSAÍSTICO: UM PERCURSO ATRAVÉS DE SÃO-BERNARDO, VIDAS SECAS E INSÔNIA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
RODRIGO CAZES COSTA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
ANA PAULA VEIGA KIFFER - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 26/AGO/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12126&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12126&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12126 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta dissertação pretende, através do exame de três filmes
transcriados de livros de Graciliano Ramos, São Bernardo,
Insônia e Vidas-Secas e por intermédio de uma escrita
ensaística, tecer considerações sobre a relação do
cinema com a literatura e, principalmente, considerações
sobre a construção da historiografia do cinema brasileiro.
Analisamos, dentro deste percurso histórico, principalmente
os períodos do Cinema Novo e do cinema brasileiro
contemporâneo (1995 até os dias de hoje), buscando novas
reflexões para esses períodos, que fujam daquelas
consagradas pela historiografia dominante sobre o cinema
brasileiro.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|