Título: | ESCOLA EM CICLOS: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |||||||
Autor: |
CREMILDA BARRETO COUTO |
|||||||
Colaborador(es): |
ARTHUR V HILL - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 13/AGO/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12062 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O objetivo da pesquisa é investigar a proposta de ciclos no
contexto da prática em relação ao atendimento à
eterogeneidade referente ao desempenho dos alunos. Utilizou-
se como referencial Ball e Bowe (ciclos de política) e
autores nacionais que têm pesquisado a escola em ciclos no
Brasil como Sá Barreto, Gomes, Mainardes e outros.
Investigou-se o cotidiano de uma escola do Município de
Casimiro de Abreu no Estado do Rio de Janeiro
considerada referência. A análise baseou-se em observação
da sala de aula de um professor, entrevistas semi-
estruturadas e documentos. A prática investigada aponta
possibilidades de atendimento efetivo da heterogeneidade na
escola em ciclos. Os dados revelaram a importância do
planejamento de atividades diferenciadas, do agrupamento de
alunos baseado em diferentes níveis, das estratégias
didáticas com ênfase em arte e música, da avaliação
diagnóstica e do apoio pedagógico.
|
||||||||