Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ALGORITMOS APROXIMATIVOS PARA O PROBLEMA DE ATRIBUIÇÃO DE HOTLINKS E PARA BUSCA BINÁRIA EM ÁRVORES
Autor: MARCO SERPA MOLINARO
Colaborador(es): EDUARDO SANY LABER - Orientador
Catalogação: 07/JUL/2008 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES 2009 - SBC
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11879&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11879&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11879
Resumo:
Neste trabalho, apresentamos algoritmos aproximativos para dois problemas de otimização em árvores. Na primeira parte, consideramos o Problema de Atribuição de k-Hotlinks. Seja G= (V,E) um grafo direcionado acíclico representando um web site, onde nós correspondem a páginas e arcos correspondem a hyperlinks. Nesse contexto, hotlink são definidos como atalhos (novos arcos) adicionados às páginas de G de modo a reduzir o tempo gasto pelos usuários para alcançarem as informações desejadas. Neste trabalho consideramos o problema onde G é uma árvore enraizada e o objetivo é minimizar o tempo médio gasto pelos usuários atribuindo no máximo k hotlinks a cada nó. Para a versão mais estudada desse problema onde no máximo um hotlink pode ser atribuído a cada nó, provamos a existência de um FPTAS. Isso representa uma significante melhora em relação ao algoritmo com aproximação constante obtido recentemente em [Jacobs, WADS 2007]. Além disso, desenvolvemos o primeiro algoritmo com aproximação constante para a versão mais geral onde k hotlinks podem ser atribuídos a cada nó. Na segunda parte deste trabalho, consideramos o problema de computar estratégias eficientes para realizar buscas em árvores. Como uma generalização da tradicional busca binária em listas ordenadas, suponha que se deseja encontrar um nó específico (porém desconhecido) de uma árvore realizando consultas em seus arcos, onde cada consulta indica a extremidade do arco mais próxima ao nó desejado. Dada a probabilidade de cada nó ser aquele procurado, o objetivo é computar uma estratégia de busca que minimize o número esperado de consultas. Aplicações práticas desse problema incluem sincronização de file systems e testes de software. Apresentamos um algoritmo linear que obtém a primeira aproximação constante para esse problema. Isso representa uma melhora significativa em relação à O(log n)-aproximação anterior.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF