Título: | EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS EM PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO: O CASO DO CHILE E DO BRASIL | |||||||
Autor: |
SUSANA BEATRIZ SACAVINO |
|||||||
Colaborador(es): |
RALPH INGS BANNELL - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 03/JUL/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11871&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11871&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11871 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A década de 1980 na América Latina se caracteriza pelo fim
das ditaduras em vários países do continente e o início de
processos de redemocratização. Nesse contexto, inicia-se a
educação em/para os direitos humanos, que envolveu no seu
processo de desenvolvimento diferentes sujeitos históricos,
indivíduos, grupos e instituições de diversos tipos,
especialmente ONGs. A presença do Estado e a elaboração de
políticas públicas também foram progressivamente se
afirmando. A tese aborda essa temática a partir da
compreensão da evolução da educação em/para os direitos
humanos na América Latina, tendo presente seu
desenvolvimento no contexto internacional. Analisa as inter-
relações entre o papel dos diferentes atores sociais,
organizações não-governamentais e outras instituições da
sociedade civil, governo etc. na promoção da educação
em/para os direitos humanos em contextos sociopolíticos de
redemocratização. Nesse sentido, apresenta dois estudos de
caso - Chile e Brasil -, privilegiando, do ponto de vista
metodológico, entrevistas realizadas com profissionais que
tiveram participação ativa nesse processo. Discute as
principais questões e desafios para o desenvolvimento da
educação em/para os direitos humanos no momento atual do
continente.
|
||||||||