Título: | DESIGN DA INFORMAÇÃO DE SITUAÇÕES DE UTILIDADE PÚBLICA | |||||||
Autor: |
BIANCA MARIA REGO MARTINS |
|||||||
Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador CELSO BRAGA WILMER - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 09/OUT/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10701&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10701&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10701 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A pesquisa dedica-se ao estudo do processo de
desenvolvimento
de projetos no campo do Design da informação, que têm como
propósito
trabalhar situações de interesse público - educação, saúde
pública,
segurança, entre outros. Tem por objetivo compreender como
diferentes
setores da sociedade desenvolvem projetos desta natureza,
investigando
os propósitos, a metodologia aplicada, o processo de
desenvolvimento, a
implementação e a avaliação dos trabalhos realizados.
Reúne entrevistas
com designers que utilizam os enfoques metodológicos do
Design em
Parceria e a Pesquisa-ação. Apresenta contextualização
histórica,
fundamentação teórica e informações sobre diferentes
setores da
sociedade, tais como instituições públicas, privadas,
acadêmicas e ONGs,
onde existem equipes que desenvolvem projetos na área do
Design da
informação para situações de interesse público. É
utilizada uma análise
de conteúdo para a interpretação dos achados da pesquisa.
Apresenta o
estudo de um processo de desenvolvimento de material
didático para a
alfabetização bilíngüe de crianças surdas em LIBRAS e
Português escrito,
o que possibilitou a imersão no tema central da
dissertação.
|
||||||||