Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESIGN DA INFORMAÇÃO DE SITUAÇÕES DE UTILIDADE PÚBLICA
Autor: BIANCA MARIA REGO MARTINS
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
CELSO BRAGA WILMER - Orientador
Catalogação: 09/OUT/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10701&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10701&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10701
Resumo:
A pesquisa dedica-se ao estudo do processo de desenvolvimento de projetos no campo do Design da informação, que têm como propósito trabalhar situações de interesse público - educação, saúde pública, segurança, entre outros. Tem por objetivo compreender como diferentes setores da sociedade desenvolvem projetos desta natureza, investigando os propósitos, a metodologia aplicada, o processo de desenvolvimento, a implementação e a avaliação dos trabalhos realizados. Reúne entrevistas com designers que utilizam os enfoques metodológicos do Design em Parceria e a Pesquisa-ação. Apresenta contextualização histórica, fundamentação teórica e informações sobre diferentes setores da sociedade, tais como instituições públicas, privadas, acadêmicas e ONGs, onde existem equipes que desenvolvem projetos na área do Design da informação para situações de interesse público. É utilizada uma análise de conteúdo para a interpretação dos achados da pesquisa. Apresenta o estudo de um processo de desenvolvimento de material didático para a alfabetização bilíngüe de crianças surdas em LIBRAS e Português escrito, o que possibilitou a imersão no tema central da dissertação.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF