Título: | EMOÇÕES, EXPRESSÕES, ARTES E ONTOLOGIA(S) NUMA REDE INDISCIPLINADA: INTERTEXTUALIDADES E HIPERMEDIAÇÕES DA CORPOREIDADE, DE UM FILME, UM LIVRO, UM QUADRO CHAMADOS MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
SHEYLA RODRIGUES DE ALMEIDA MAY |
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Colaborador(es): |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - Orientador |
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Catalogação: | 03/JUL/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10102&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10102&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10102 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Como um observador da era da mídia de convergência pode
lançar seu
olhar sobre objetos das antigas mídias (quadro livro,
filme) e da sua mídia
primária (corpo)? O argumento inicial da tese é que o
interesse do pesquisador
contemporâneo em conhecer os aspectos técnico-cognitivos
envolvidos na
produção e na apreensão da expressividade emocional
corpórea nos processos de
interação cotidianos e em sua figuração em artes
analógicas, quando submetido às
malhas da www, termina por ser redirecionado para conteúdos
relacionados às
novas tecnologias, como: ciborgue, mídia digital, realidade
virtual imersiva,
telepresença, etc. Neste sentido, concluímos que a
literacidade contemporânea
está comprometida com dispositivos que alteram
profundamente suas bases
operacionais vigentes na leitura do texto estático. Os
dispositivos eletrônicos de
interação com os textos digitais sobrepõem, à virtualidade
filosófica das
intertextualidades, uma materialidade digital em que a
hipertextualidade é
compulsória e marcada por sinais convencionais: os links
(conexões entre
elementos de conteúdo) que são dispositivos imateriais
programados pela
engenharia de software e materializados em comandos
eletrônicos para viabilizar
o tráfego na rede mundial de informação, bem como em
qualquer
hiperdocumento; e são representados pelo sinal (>),
inserindo um elemento novo
no sistema de pontuação, i.e., de marcação da relação entre
termos arrumados
em seqüência. Além disto, à diferença da simples
transferência de suporte (de fita
magnética para DVD, ou de papel para tela e píxel) as
linguagens numéricas não
apenas transcodificam e emulam, mas também metacodificam e,
assim,
transformam o simples usuário (-leitor) em um provável
agente de intervenção em
dispositivos programáticos. O observador contemporâneo,
portanto, só pode
lançar seu olhar: sobre a rede, e mediado por ela - a www
ou rede mundial de
informação -, passar a conhecer os dispositivos
operacionais que tecem suas
malhas para navegar, ou então, enredar-se nelas. Que lugar,
então, pode ter um
crítico da leitura não socializado com os processos
imateriais que passam a reger a
escritura? As relações entre os Estudos da Comunicação, a
Teoria Cibernética, o
Colégio Invisível, a Filosofia Pós-Estruturalista francesa
(especialmente a
Desconstrução), e as Neurociências Cognitivas e do
Comportamento fornecem as
conexões que nos auxiliam a ensaiar a configuração de um
objeto estético
compatível com estas reflexões.
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