Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A ARQUITETURA NAS CRÔNICAS DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES: MODOS DE VIVER NO ESPAÇO CONTEMPORÂNEO
Autor: VERONICA RODRIGUES FERREIRA GOMES
Colaborador(es): IZABEL MARGATO - Orientador
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO - Coorientador
Catalogação: 04/AGO/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8780&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8780&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8780
Resumo:
A proposta desta dissertação é a de explorar, através de crônicas de António Lobo Antunes, as relações entre o homem urbano contemporâneo e seu espaço de viver, buscando salientar e apontar a relevância de seus textos, na compreensão destas relações, para a elaboração de um esboço dos tempos atuais. O autor imprime em seus textos o cenário do seu tempo; ou seja, este universo abrange as gerações nascidas em meados do século XX, que cresceram após a Segunda Grande Guerra que foram e são testemunhas da morte de ideais políticos e sociais e do surgimento de um sujeito descentrado e sem eixo, com seus antigos valores alterados e suas referências escasseadas, numa nova sociedade regida por um mercado capitalista em constante expansão. Estas mutações que se refletem - através da arquitetura e do urbanismo - nos espaços e ambientes vividos por esse indivíduo são captadas com precisão pelo olhar peculiar do autor em suas crônicas. Sua percepção, especialmente observadora do desconforto e desajuste do homem contemporâneo, faz com que, ao explorar a vida urbana lisboeta, ultrapasse as fronteiras culturais e locais dessa cidade, para atingir qualquer leitor contemporâneo.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF