Título: | ENTRE A TRANSGRESSÃO VANGUARDISTA E A SUBVERSÃO DA VULGARIDADE: OS CASOS DE CARLOS REICHENBACH E ALBERTO FISCHERMAN | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANO |
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Colaborador(es): |
PINA MARIA ARNOLDI COCO - Orientador |
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Catalogação: | 02/JUN/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30210 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este projeto se propõe a estudar o percurso feito por dois realizadores de cinema – um brasileiro, Carlos Reichenbach, e um argentino, Alberto Fischerman. Ambos partiram dos movimentos da chamada contracultura dos anos 60 e 70 e, poucos anos mais tarde, estiveram envolvidos com produções de pretensões notadamente comerciais e de forte apelo popular. Portanto, o estudo trata dos contextos em que essa produção se realizou e se estende à recepção crítica tida pelos filmes. Ao observar estes filmes e sua crítica, o estudo propõe duas questões. Primeiro: em que medida estes realizadores, mesmo realizando obras inseridas no esquema de produção mercantil da indústria de cinema, trouxeram aos filmes marcas de seu percurso, adicionando doses de transgressão e ironia aos contextos francamente vulgares. Em seguida, analisar como se deu o movimento
da crítica diante destas obras apelativas e transgressoras. Para isso, a comparação entre os contextos de dois diferentes países pode enriquecer a análise.
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