Esta dissertação apresenta um estudo sobre a LogÃstica de
Distribuição de Derivados de Petróleo, com o
desenvolvimento de um modelo matemático para a determinação
do custo logÃstico de distribuição de estoques estratégicos
de combustÃveis no Brasil. Este modelo não se propõe a
determinar o custo ótimo de distribuição e sim estabelecer
uma distribuição racional dos estoques estratégicos de
combustÃveis, com base na malha real de distribuição. Para o
desenvolvimento do modelo, primeiramente foi realizado um
diagnóstico da distribuição nacional de derivados
energéticos de petróleo, mais especificamente gasolina,
diesel, querosene de aviação, óleo combustÃvel e gás
liquefeito de petróleo. Para cada um desses produtos
determinou-se a malha de distribuição, com os fluxos de
produtos entre refinarias e terminais até as bases de
combustÃveis secundárias, com seus respectivos modais. Em
uma segunda etapa foi construÃda uma base de dados
georreferenciada no software TransCAD, com os dados
levantados e diagnosticados anteriormente. Este sistema de
informação geográfica serviu como suporte para análises
logÃsticas e como facilitador na visualização e
entendimento dos resultados. Os resultados dos custos
logÃsticos de distribuição são mostrados por produto, para
evidenciar o caráter diferenciado da distribuição de cada
derivado.
|