Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] QUE CRIANÇAS SÃO ESTAS? RETRATOS DE INFÂNCIA A PARTIR DE CADERNOS DE TEXTO

Título
[en] WHO ARE THESE KIDS? PORTRAITS OF CHILDHOOD BASED ON CHILDREN S WRITINGS

Autor
[pt] ANA CLAUDIA MARTINEZ PINHEIRO

Vocabulário
[pt] ESCRITA

Vocabulário
[pt] ATIVIDADE ESCOLAR

Vocabulário
[pt] TEXTOS INFANTIS

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[en] WRITING

Vocabulário
[en] SCHOOL ACTIVITIES

Vocabulário
[en] CHILDHOOD

Resumo
[pt] Este trabalho analisa os textos produzidos por um grupo de crianças, ao longo de um ano letivo, numa atividade de escrita livre - os cadernos de texto. Partindo dos assuntos de maior incidência e da forma como são abordados, procura traçar um perfil contextual deste grupo - crianças entre 9 e 11 anos, cursando, à época da investigação, a 4a série do Ensino Fundamental I de uma escola particular da zona sul do Rio de Janeiro - além de investigar sua relação com a tarefa e as implicações desta para a prática pedagógica cotidiana. Como apoio às reflexões, utiliza, principalmente, as contribuições teóricas de Erik Erikson - para delimitar os aspectos do desenvolvimento emocional das crianças - e de Sara Pain - para iluminar a articulação desta com a dimensão cognitiva. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo empírico desenvolvido a partir da análise dos textos cedidos pelos autores, complementada por dados colhidos em questionários com os autores e seus pais e relatos da professora ao longo do desenvolvimento da atividade. Como conclusões, enuncia os traços mais marcantes do grupo de crianças estudado e, ainda que não esgote o tema, tece uma reflexão sobre a necessidade de se conjugar, de forma consistente, experiência e embasamento teórico na prática educativa.

Resumo
[en] This paper provides an analysis of texts produced by children between 9 and 11 years of age, throughout one school year, as a free writing activity. Starting from the most frequent subjects and the way they are approached by the children, the text provides a contextual profile of this group of students attending 5th grade of a private school in an affluent area of Rio de Janeiro, and investigates their relationship with the task proposed, as well as the corresponding implications with teachers day- to-day practice. The investigations are based mainly on the theoretical contributions of Erik Erikson for clarification of emotional aspects of child development, and of Sara Pain for insights into the relationship between this and cognitive dimensions. As to the methodology used, it is an empirical study based on the analysis of the texts provided by the authors, complemented by data collected in the form of questionnaires answered by the writers themselves and by their parents, as well as descriptions provided by their teacher throughout the development of the activity. The author concludes with descriptions of the most remarkable traces of this group of children and reflections on the need to consistently address both experience and theoretical knowledge when it comes to educational practice.

Orientador(es)
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
PATRICIA CORSINO

Banca
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA

Catalogação
2007-03-14

Apresentação
2006-09-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9653


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF