Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DE DUAS GERAÇÕES: OS ANOS DE 1970 E DE 2000

Título
[en] THE PROFESSIONAL SOCIALIZATION OF HISTORY TEACHERS FROM TWO GENERATIONS: THE YEARS OF 1970 AND 2000

Autor
[pt] PATRICIA TEIXEIRA DE SA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO BASICA

Vocabulário
[pt] SOCIALIZACAO PROFISSIONAL

Vocabulário
[pt] PROFESSORES DE HISTORIA

Vocabulário
[en] BASIC EDUCATION

Vocabulário
[en] PROFESSIONAL SOCIALIZATION

Vocabulário
[en] HISTORY TEACHERS

Resumo
[pt] O estudo aborda a socialização profissional de professores no contexto da profissão docente na história recente do Brasil. Trata-se de um estudo comparativo entre os processos de socialização profissional de professores de História de dois períodos: a década de 1970 e os anos 2000. Foram focalizadas, de modo especial, duas dimensões básicas da socialização profissional de professores: a formação inicial ou pré-serviço e o componente exercício ou experiência profissional, sobretudo em seus anos iniciais. Foram entrevistados professores de História que vivenciaram a formação e o início da vida profissional nos anos de 1970 e de 2000. O estudo propõe conhecer o que professores de História de duas épocas distintas têm a dizer sobre seus processos de socialização profissional, analisando como cada geração se relacionou com as condições sociais de seu tempo e identificando aspectos relevantes e influentes na socialização profissional dos atores pesquisados.

Resumo
[en] This study is about the professional socialization of teachers in the context of their work in the recent history of Brazil. It is a comparative study between the processes of professional socialization of History teachers from two different periods: the decades of 1970 and 2000. Two special dimensions of the professional socialization were focused on: the initial studies and the professional experience and the practice, above specially in its first years. History teachers who had their studies and their first years of teaching in the years of 1970 and 2000 were interviewed. The aim is to know what History teachers of two distinct periods have to say about their professional socialization, in relation to the social conditions of their historical time.

Orientador(es)
MENGA LUDKE

Banca
MAGALI GOUVEIA ENGEL

Banca
MENGA LUDKE

Banca
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA

Catalogação
2006-10-23

Apresentação
2006-04-06

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9176@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9176@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9176


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF