Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] TEMPOS DE ACASO: A TEMPORALIDADE DESCONTÍNUA E A TEMATIZAÇÃO DO ACASO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO

Título
[en] TIMES OF CHANCE: THE DISCONTINUOUS TEMPORALITY AND THE THEMATIZATION OF CHANCE IN CONTEMPORARY FILM

Autor
[pt] ALINE DE SOUZA HENRIQUES

Vocabulário
[pt] CONTEMPORANEIDADE

Vocabulário
[pt] ACASO

Vocabulário
[pt] TEMPORALIDADE

Vocabulário
[pt] NARRATIVA CINEMATOGRAFICA

Vocabulário
[en] CONTEMPORANEITY

Vocabulário
[en] CHANCE

Vocabulário
[en] TEMPORALITY

Vocabulário
[en] CINEMATOGRAPHIC NARRATIVE

Resumo
[pt] A pesquisa Tempos de Acaso: a temporalidade descontínua e a tematização do acaso no cinema contemporâneo trata dos modos de representação do tempo nas narrativas cinematográficas da última virada de século. Para analisá-las, partiremos de uma reflexão sobre as mudanças na experiência temporal da sociedade moderna ocidental desde o final do século XIX, buscando traçar um panorama da temporalidade atual. Durante essa discussão, abordamos a perda da fé no progresso e no ideal de projeto da modernidade. Diante da crise desse tipo de pensamento, o homem contemporâneo se vê sem direção. De acordo com essa idéia central, chegamos à tematização do acaso, que acreditamos estar diretamente relacionada com a temporalidade descontínua, devido a sua crescente importância frente à descrença na ordem causal e linear moderna. Nesse sentido, buscamos nas narrativas aqui analisadas - Amores brutos e 21 gramas, de Alejandro González Iñárritu e Os amantes do Círculo Polar e Lucía e o sexo de Julio Medem - alguns dos modos possíveis de representação do tempo nos nossos dias. Esses filmes, que apresentam quebras na linearidade cronológica e têm no acaso um desencadeador das histórias, são encarados nesta pesquisa como emblemáticos de algumas dessas maneiras de pensar a temporalidade atualmente.

Resumo
[en] The research Times of Chance: the discontinuous temporality and the thematization of chance in contemporary film analyses how time has been represented in contemporary film narratives. In order to give a panorama of temporality as it is perceived nowadays, first we discuss the changes related to the way modern western society has experienced time since the late nineteenth century, taking into consideration the loss of faith in progress as well as in the ideals of modernity. Based on this main idea, we then approach the thematization of chance, which we believe to be directly linked to what we call discontinuous temporality, because of the disbelief in the modern linear order and in the idea that one event causes the next (and so forth). Therefore, in the narratives - Love`s a Bitch and 21 grams, by Alejandro González Iñárritu, and The Lovers of the Artic Circle and Sex and Lucía, by Julio Medem, - we analize some of the possible representations of time in our age. These films, which break the linear timeline and have chance as a trigger of stories, are considered emblematic of some of the ways current temporality might be faced.

Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
RENATO CORDEIRO GOMES

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
ROSANA DE LIMA SOARES

Catalogação
2006-10-19

Apresentação
2005-08-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9165@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9165@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9165


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF