Título
[pt] TEMPOS DE ACASO: A TEMPORALIDADE DESCONTÍNUA E A TEMATIZAÇÃO DO ACASO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO
Título
[en] TIMES OF CHANCE: THE DISCONTINUOUS TEMPORALITY AND THE THEMATIZATION OF CHANCE IN CONTEMPORARY FILM
Autor
[pt] ALINE DE SOUZA HENRIQUES
Vocabulário
[pt] CONTEMPORANEIDADE
Vocabulário
[pt] ACASO
Vocabulário
[pt] TEMPORALIDADE
Vocabulário
[pt] NARRATIVA CINEMATOGRAFICA
Vocabulário
[en] CONTEMPORANEITY
Vocabulário
[en] CHANCE
Vocabulário
[en] TEMPORALITY
Vocabulário
[en] CINEMATOGRAPHIC NARRATIVE
Resumo
[pt] A pesquisa Tempos de Acaso: a temporalidade descontínua e a
tematização do acaso no cinema contemporâneo trata dos
modos de
representação do tempo nas narrativas cinematográficas da
última virada de
século. Para analisá-las, partiremos de uma reflexão sobre
as mudanças na
experiência temporal da sociedade moderna ocidental desde
o final do século
XIX, buscando traçar um panorama da temporalidade atual.
Durante essa
discussão, abordamos a perda da fé no progresso e no ideal
de projeto da
modernidade. Diante da crise desse tipo de pensamento, o
homem contemporâneo
se vê sem direção. De acordo com essa idéia central,
chegamos à tematização do
acaso, que acreditamos estar diretamente relacionada com a
temporalidade
descontínua, devido a sua crescente importância frente à
descrença na ordem
causal e linear moderna. Nesse sentido, buscamos nas
narrativas aqui analisadas -
Amores brutos e 21 gramas, de Alejandro González Iñárritu
e Os amantes do
Círculo Polar e Lucía e o sexo de Julio Medem - alguns dos
modos possíveis
de representação do tempo nos nossos dias. Esses filmes,
que apresentam quebras
na linearidade cronológica e têm no acaso um desencadeador
das histórias, são
encarados nesta pesquisa como emblemáticos de algumas
dessas maneiras de
pensar a temporalidade atualmente.
Resumo
[en] The research Times of Chance: the discontinuous
temporality and the
thematization of chance in contemporary film analyses how
time has been
represented in contemporary film narratives. In order to
give a panorama of
temporality as it is perceived nowadays, first we discuss
the changes related to the
way modern western society has experienced time since the
late nineteenth
century, taking into consideration the loss of faith in
progress as well as in the
ideals of modernity. Based on this main idea, we then
approach the thematization
of chance, which we believe to be directly linked to what
we call discontinuous
temporality, because of the disbelief in the modern linear
order and in the idea
that one event causes the next (and so forth). Therefore,
in the narratives -
Love`s a Bitch and 21 grams, by Alejandro González
Iñárritu, and The
Lovers of the Artic Circle and Sex and Lucía, by Julio
Medem, - we analize
some of the possible representations of time in our age.
These films, which break
the linear timeline and have chance as a trigger of
stories, are considered
emblematic of some of the ways current temporality might
be faced.
Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
Banca
RENATO CORDEIRO GOMES
Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
Banca
ROSANA DE LIMA SOARES
Catalogação
2006-10-19
Apresentação
2005-08-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9165@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9165@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9165
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF