Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] PÓRTICO PARTIDO PARA O IMPOSSÍVEL: O OUTRORA E O AGORA NA POESIA DE ÁLVARO DE CAMPOS

Título
[en] PÓRTICO PARTIDO PARA O IMPOSSÍVEL: THE PASTNESS AND THE NOWNESS IN THE POETRY OF ÁLVARO DE CAMPOS

Autor
[pt] ALESSANDRA CRISTINA MAGALHAES

Vocabulário
[pt] MODERNIDADE

Vocabulário
[pt] ALVARO DE CAMPOS

Vocabulário
[pt] FERNANDO PESSOA

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[pt] MODERNISMO

Vocabulário
[en] MODERNITY

Vocabulário
[en] ALVARO DE CAMPOS

Vocabulário
[en] FERNANDO PESSOA

Vocabulário
[en] CHILDHOOD

Vocabulário
[en] MODERNISM

Resumo
[pt] Esta dissertação tem como objetivo proceder a uma análise da obra poética de Álvaro de Campos. Discute a heteronímia pessoana como uma questão de linguagem, pois são os textos que inscrevem os heterônimos no mundo. Analisa a poesia do heterônimo do poeta português Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, a partir das configurações do outrora e do agora. Apresenta a poesia do engenheiro de monóculo e casaco exageradamente cintado em suas duas fases: a primeira, momento dos -ismos e das sensações; a segunda, em que o poeta é tomado pelo desânimo para enfrentar a vida. Destaca o agora da modernidade na leitura de Ode Triunfal. Entende o outrora da infância como metáfora da criação poética e como momento no qual o sonho ainda é permitido. Investiga o eu angustiado que se constrói nesta poesia, cujo caminho é marcado pelo tédio, pela melancolia e pela frustração por aquilo que poderia ter sido e não foi.

Resumo
[en] This dissertation aims to analyze the poetic works of Álvaro de Campos. It discusses the heteronomy of Fernando Pessoa as a matter of language, for it is the texts that inscribe the heteronyms in the world. It analyzes the poetry of the heteronym of the Portuguese poet Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, from the configurations of the concepts of outrora (pastness) and agora (nowness). It presents the poetry of the engineer with a monocle and an exaggeratedly belted coatin his two phases: the first, moment of the -isms and the sensations, and the second, in which the poet is taken by the dejection of facing life. It highlights the nowness of modernity in the reading of the Triumphal Ode. It understands the pastness of childhood as a metaphor of poetic creation and as a moment in which the dream is still allowed. It investigates the anguished self built in this poetry, whose path is marked by boredom, melancholy and the frustration for that which could have been but has not been.

Orientador(es)
CLEONICE SEROA DA MOTTA BERARDINELLI

Banca
CLEONICE SEROA DA MOTTA BERARDINELLI

Banca
ENEIDA DO REGO MONTEIRO BOMFIM

Banca
IZABEL MARGATO

Banca
IDA FERREIRA ALVES

Catalogação
2006-09-28

Apresentação
2006-03-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9082@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9082@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9082


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF