Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ON-LINE TEXTUAL PRODUCTION: A COURSE DESIGN IN THE LIGHT OF SOCIO-INTERACTIONAL

Título
[pt] PRODUÇÃO TEXTUAL ON-LINE: UMA PROPOSTA DE CURSO À LUZ DE PRINCÍPIOS SOCIOINTERACIONISTAS

Autor
[pt] MARISTELA RIVERA TAVARES

Vocabulário
[pt] SOCIOINTERACIONISMO

Vocabulário
[pt] PRATICAS DE LINGUAGEM

Vocabulário
[pt] PRODUCAO DE TEXTO

Vocabulário
[en] SOCIOINTERACTIONISM

Vocabulário
[en] LANGUAGE PRACTICES

Vocabulário
[en] TEXTUAL PRODUCTION

Resumo
[pt] Esta pesquisa é um estudo teórico-exploratório sobre a modalidade de ensino a distância - EAD - via Internet e sobre o processo de ensino-aprendizagem de produção de texto em língua materna, on-line. Algumas propostas de cursos de produção de texto existentes e oferecidos na internet foram criticamente analisadas e se mostraram afastadas de práticas de linguagem que envolvem e privilegiam os pressupostos interacionais, uma vez que colocam a construção do sentido no texto e não na interação. A partir do levantamento das necessidades e do perfil de um público-alvo selecionado, nossa proposta é planejar e elaborar um curso de produção de texto em língua materna a distância, via Internet, que preencha as lacunas deixadas pelos cursos avaliados, ou seja, que privilegie não somente o conteúdo, mas principalmente a interação entre os participantes, a retextualização da oralidade para a escrita, o dialogismo e outras práticas de linguagem socio-interacionalmente ancoradas. Para tal, revisamos a literatura em EAD e ensino-aprendizagem de produção de textos, analisamos cursos existentes e fizemos pesquisa de campo com uma turma de produção de texto do curso de Letras da PUC-Rio. Os dados da analise de necessidades foram obtidos via observação de sala de aula, entrevista com a professora e questionário.

Resumo
[en] This research is a theoretical-exploratory study fo e- learning and the teaching and learning of writing in the first language on-line. A critical analysis of existing textual production courses offered in the internet have revealed negligence of language practices that involve interactional practices and that place meaning construction in interaction, rather than in the text. Based on a needs analysis and on the profile of the target group, the purpose of this study is to plan and design an on-line textual production course in L1 that would fill such gap and that would focus not only on content, but on language practices embodied by socio-interactional principles such as retextualization from orality to writing and dialogism. To do so, it reviews the literature on e-learnig and the teaching-learning of writing, analyzes existing on-line writing courses, and conducts field researched by observing and collecting data from a class of text production at PUC-Rio, majoring in Letters. The data for the needs analysis were gathered by means in class observation, interview with the professor, and one questionaire.

Orientador(es)
TANIA MARA GASTAO SALIES

Banca
MARIA CARMELITA PADUA DIAS

Banca
TANIA MARA GASTAO SALIES

Banca
KATIA CRISTINA DO AMARAL TAVARES

Catalogação
2006-09-14

Apresentação
2006-03-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9008@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9008@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9008


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF