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Título
[pt] O QUE O BBB TEM A VER COM VOCÊ?: UMA ANÁLISE SOBRE O SUCESSO DE UM REALITY SHOW

Título
[en] WHAT DOES BBB HAVE TO DO WITH YOU?: AN ANALYSIS OF THE SUCCESS OF A REALITY SHOW

Autor
[pt] ERIKA LUCCHINI LAZARY

Vocabulário
[pt] TELEVISAO

Vocabulário
[pt] FAMA

Vocabulário
[pt] BIG BROTHER BRASIL

Vocabulário
[pt] REALITY SHOW

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO DE MASSA

Vocabulário
[en] TELEVISION

Vocabulário
[en] FAME

Vocabulário
[en] BIG BROTHER BRAZIL

Vocabulário
[en] REALITY SHOW

Vocabulário
[en] MASS MEDIA

Resumo
[pt] Hoje em dia, como em um passe de mágica, o aparecer na televisão pode reconfigurar o significado da própria existência (para si mesmo e para os outros). Talvez por isso, ser o foco dos olhares tenha virado uma prioridade de muitos, sendo quase como um emprego: uma forma de ganhar dinheiro, subir na vida, alcançar a tão almejada fama, ou se preferir, virar uma celebridade. Não importa muito o nome que se dá a este tipo de conquista, mas a que preço ela é obtida. Neste estudo, analisamos um reality show, que - semelhante à maioria dos programas televisivos atuais - tem como principal finalidade conquistar audiência. A fórmula do sucesso desta atração uniu o útil ao agradável, tornando o privado, público e, ainda, garantindo a satisfação da curiosidade sobre a intimidade alheia. O interesse do espectador por consumir os bastidores de outros cotidianos em seu grau mais restrito, de certa forma, se expressa pelo desejo de comparar-se e observar o quanto sua própria intimidade se aproxima de outras. O Big Brother Brasil vem mostrar que todos têm chance, e estimula a possibilidade de concretização deste sonho ao convocar pessoas comuns e anônimas para fazer parte do seu cenário em troca do confinamento por alguns meses e da exposição estereotipada de diversos comportamentos. Se essa troca é justa ou não, não pretendemos julgar, mas o fato é que ela existe, é aceita e desejada.

Resumo
[en] Nowadays, as if by magic, to be on a television show could change the meaning of one´s life. That is maybe the reason why, for many people, it is now a priority to be in focus. It is somewhat like having a job, a way of getting money, of climbing socially, of rising to fame, or, one may say, of becoming a celebrity. It does not really matter how to label this kind of achievement, but what matters is at what cost it is achieved. This study aims to analyze a reality show whose main purpose is to reach a wide audience - as happens with most of the current television shows. The success of such a show lies in turning the private public and, in the process, satisfying one´s curiosity about other people´s intimacy. The viewer´s interest in peering at other people´s life in a way expresses his wish to make comparisons with his own life and to observe how much people´s intimacy resembles his own. Big Brother Brazil shows that everybody has opportunities and encourages the achievement of one´s dreams by recruiting ordinary, anonymous people to be part of it. In exchange, they have to be confined for some months and show a stereotyped kind of behavior. We can not judge whether this exchange is fair, but it is actually real and it is approved and anticipated.

Orientador(es)
BERNARDO JABLONSKI

Banca
BERNARDO JABLONSKI

Banca
MIRIAN GOLDENBERG

Banca
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES

Catalogação
2006-05-04

Apresentação
2006-02-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8249@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8249@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8249


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