Título
[pt] PHONOGRAPHOS E GRAMOPHONES: A CASA EDISON E O MERCADO FONOGRÁFICO NO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 1900 A 1913
Título
[en] PHONOGRAPHOS E GRAMOPHONES: CASA EDISON AND THE FONOGRAPHIC MARKET IN RIO DE JANEIRO FROM 1900 TO 1913
Autor
[pt] EDUARDO GONCALVES
Vocabulário
[pt] MUSICA
Vocabulário
[pt] CASA EDISON
Vocabulário
[pt] CILINDROS DE CERA
Vocabulário
[pt] INDUSTRIA FONOGRAFICA
Vocabulário
[en] MUSIC
Vocabulário
[en] CASA EDISON
Vocabulário
[en] WAX CYLINDERS
Vocabulário
[en] FONOGRAPHIC INDUSTRY
Resumo
[pt] A dissertação de Mestrado tem por objetivo examinar a formação do mercado fonográfico no Brasil a partir da atuação da primeira gravadora de cilindros de cera com canções brasileiras, a Casa Edison, na capital federal no final do século XIX até o início da segunda década do século XX. Para empreender tal análise, a pesquisa focou-se nos documentos produzidos pela gravadora, como os seus catálogos e suplementos de divulgação, as correspondências com empresas fonográficas estrangeiras e as cessões de direitos autorais. A gravadora foi um espaço polifônico que dialogou e negociou com diversos gêneros musicais, compositores, poetas,
cantores, empresários e empresas de sua época, indispensáveis para dar início ao seu processo de estruturação e expansão. A Casa Edison foi responsável pelo registro quase absoluto das músicas brasileiras durante as primeiras décadas do século XX e lançou as bases para estruturação do mercado fonográfico no Brasil.
Resumo
[en] This Master s thesis aims to examine the formation of Brazil s phonographic market from the operation of the first record of wax cylinders with Brazilian songs, Casa Edison, in the federal capital at the end of the late nineteenth until the beginnings at second decade of the twentieth century. To undertake this analysis, the research focused on documents made by the record label, even as their catalogues and supplemental disclosure, their letters with foreign phonograph companies and their copyrights. The label was a polyphonic place that dialoged and dealt to several musical genres, songwriter, poets, singers, businessman and companies of their time, needful to start the process for its structuring and expansion. Casa Edison was
responsible to almost all records of Brazilian music during the first decades on twentieth century and to spread the basis for phonograph market structuration in Brazil.
Orientador(es)
LUIS REZNIK
Banca
LUIS REZNIK
Banca
SANTUZA CAMBRAIA NAVES
Banca
LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA
Banca
MARCELO DE SOUZA MAGALHAES
Catalogação
2021-12-06
Apresentação
2011-06-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56436@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56436@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56436
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 E CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULOS 4 E 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF