Título
[en] FERNANDO PESSOA AND ORPHEU: MODERN MYTHS - REALITY GÊNESIS TROUGH POETRY
Título
[pt] FERNANDO PESSOA E ORPHEU: MITOS DA MODERNIDADE - GÊNESE DO REAL ATRAVÉS DA POESIA
Autor
[pt] EDUARDO JOSE PAZ FERREIRA BARRETO
Vocabulário
[pt] MODERNIDADE
Vocabulário
[pt] MODERNISMO PORTUGUES
Vocabulário
[pt] ORPHEU
Vocabulário
[pt] FERNANDO PESSOA
Vocabulário
[pt] POESIA
Vocabulário
[en] MODERNITY
Vocabulário
[en] PORTUGUESE MODERNISM
Vocabulário
[en] ORPHEU
Vocabulário
[en] FERNANDO PESSOA
Vocabulário
[en] POETRY
Resumo
[pt] A tese visa a demonstrar que o autor de Mensagem, acompanhado pela geração de artistas que colaboraram para a publicação da revista literária Orpheu, pretenderam criar um novo universo poético português, de maneira a inaugurar a modernidade literária no país. Para isso, argumenta-se, utilizaram e, de certa forma, ampliaram e transcenderam conceitos apresentados pelo poeta francês Charles Baudelaire. Partindo de uma definição de tais conceitos, sob a ótica de Baudelaire e Pessoa, define-se
em que âmbito serão utilizados, e procede-se em caracterizar o artista moderno e, a partir deste, a
diferença entre moderno e modernismo. Finalmente, discute-se a incidência de ambos no caso português, examinando-se as condições sócio-político-econômicas do início do século, a recepção da crítica às novas correntes estéticas apresentadas por Orpheu e o projeto poético do grupo de poetas que recebeu seu nome, destacando-se sempre o papel central, crítico e codificador assumido por Fernando Pessoa.
Resumo
[en] This dissertation intends to show that the author of Mensagem and the generation of artists who contributed for literary magazine Orpheu s publication, intended to create a new portuguese poetic universe, in order to give birth to the country s literary modernity. In order to accomplish that, they used, broadened and transcended concepts taken from the french poet Charles Baudelaire. From such concepts definitions, their use s range isdefined by Baudelaire s and Pessoa s points of view, and are used to sketch the definition on modern artist and, from him, the difference between modern and modernism. Finally, it discuss the importance of both on the portuguese scenario, while examining the beginning of the
century social-political-economic conditions in Portugal, critics reaction to the new aesthetics introduced in
Orpheu and the groups poetic project, always highlighting Fernando Pessoa s leading role in critics and in codifying the movement s theoretical bases.
Orientador(es)
IZABEL MARGATO
Banca
CLEONICE SEROA DA MOTTA BERARDINELLI
Banca
IZABEL MARGATO
Banca
LILIANA CABRAL BASTOS
Banca
RONALDO MENEGAZ
Banca
MARIA HELENA VICENTE WERNECK
Catalogação
2004-10-20
Apresentação
2004-04-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5603@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5603@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5603
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF