Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A DISCRETE TIME APPLICATION OF REAL OPTIONS THEORY FOR THE VALUATION OF A HIGHWAY CONCESSION PROJECT IN BRAZIL

Título
[pt] UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS EM TEMPO DISCRETO PARA AVALIAÇÃO DE UMA CONCESSÃO RODOVIÁRIA NO BRASIL

Autor
[pt] LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO

Vocabulário
[pt] OPCAO REAL

Vocabulário
[pt] ANALISE DE DECISOES

Vocabulário
[pt] FINANCA

Vocabulário
[en] REAL OPTION

Vocabulário
[en] DECISION ANALYSIS

Vocabulário
[en] FINANCE

Resumo
[pt] Um dos problemas da avaliação por Opções Reais é a exigência de se ter mercados completos para que possam ser utilizados métodos baseados no princípio da não arbitragem para a sua solução. Outro problema é a inclusão de duas ou mais fontes de incerteza na modelagem matemática do projeto, que aumenta a complexidade do problema, especialmente quando essas incertezas envolvem risco privado, não correlacionado com o mercado. Este trabalho sintetiza conceitos aplicados a Teoria das Opções Reais desenvolvidos por diversos autores com ferramentas de Decision Analysis para propor uma metodologia de avaliação de projetos em tempo discreto utilizando algoritmo próprio aplicado a modelo de árvore de decisão com malha binomial que pode ser implementada utilizando-se programas de software padrão já existentes no mercado. O método é computacionalmente intenso, mas de modelagem mais simples e intuitiva que os métodos tradicionais de Opções Reais, permitindo assim uma maior flexibilidade na elaboração do modelo. Esta metodologia é aplicada ao problema de valoração de uma concessão rodoviária no Brasil com flexibilidade gerencial em mercados incompletos e risco político.

Resumo
[en] One of the problems of the evaluation for Real Options is the need to have complete markets so that non arbitrage methods can be used for its solution. When that is not the case, or when the determination of a dynamic portfolio of market securities that replicate the stochastic characteristics of the project is not feasible for any reason, the alternative is to use an exogenous and arbitrary discount rate. Another problem is the inclusion of two or more uncertainty sources in the mathematical modeling of the project, which brings a certain degree of complexity to the problem, especially when those uncertainties involve private risk, not correlated with the market. This work synthesizes some Real Options Theory concepts developed by several authors with Decision Analysis tools to propose a method for evaluation of projects in incomplete markets by dynamic programming using an innovative algorithm to model the project`s stochastic process with a binomial lattice and decision tree. The method is computationally intense, but simpler and more intuitive than that the traditional methods of Real Options, allowing for a greater flexibility in the modeling of the problem. This methodology is applied to the problem of the valuation a highway concession in Brazil with managerial flexibility in incomplete markets and political risk.

Orientador(es)
JOSE PAULO TEIXEIRA

Banca
WALTER LEE NESS JUNIOR

Banca
JOSE PAULO TEIXEIRA

Banca
TARA KESHAR NANDA BAIDYA

Banca
JOSE CARLOS FRANCO ABREU FILHO

Banca
CELSO FUNCIA LEMME

Banca
NELSON PEDROZO

Catalogação
2004-07-01

Apresentação
2002-12-11

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5120@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5120@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5120


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