Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DIRETRIZES PARA UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ASSÍNCRONA NO CURSO DE DESIGN

Título
[en] GUIDELINES FOR ASYNCHRONOUS LEARNING ENVIRONMENT IN THE DESIGN COURSE

Autor
[pt] MARLI TERESINHA EVERLING

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] ERGONOMIA COGNITIVA

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM ASSINCRONA

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] COGNITIVE ERGONOMICS

Vocabulário
[en] ASYNCHRONOUS LEARNING

Resumo
[pt] O presente estudo parte da premissa de que o processo de ensino aprendizagem precisa se ajustar (1) às novas possibilidades educacionais decorrentes da viabilidade legal de oferecer vinte por cento do conteúdo na modalidade semi-presencial; (2) às ferramentas tecnológicas hoje disponíveis e (3) às características de aprendizagem que estudantes desenvolvem pela intensa exposição tecnológica e pelo envolvimento em atividades próprias da área do Design. Esta investigação visa apresentar Diretrizes para um ambiente de aprendizagem baseada em ferramentas de comunicação assíncrona disponibilizadas nas comunidades virtuais de aprendizagem da Instituição A. As abordagens que fundamentam as diretrizes estão ancoradas nas áreas da educação e da ergonomia. O trabalho foi estruturado em quatro momentos. O primeiro constitui-se na fundamentação teórica. O segundo momento circunscreve o estudo de caso realizado no curso de Design da Instituição A. O terceiro momento constitui-se na análise de conteúdo das informações coletadas por meio da técnica Delphi. Por fim, a quarta etapa envolve a estruturação das diretrizes para a aprendizagem Assíncrona no Curso de Design da Instituição A.

Resumo
[en] This study assumes that the teaching-learning process needs to be adjusted: (1) to the new educational possibilities arising from the legal possibility to offer twenty percent of the content in distance learning, (2) the technological tools available today, and (3 ) the learning characteristics that students develop by the intensive technological exposure and the involvement in Design typical activities. This research aims at presenting a guidelines for learning based on asynchronous communication tools of the virtual learning environment available by the Institution A. The guidelines are anchored in the education and ergonomic areas. The work was structured in four stages. The first constitutes the theoretical approach. The second stage addresses a case study in the design course of the Institution A. The third stage constitutes a content analysis of the information collected through the Delphi technique. Finally, the fourth step involves the structure of the guidelines for asynchronous learning in the Design Course of the Institution A.

Orientador(es)
CLÁUDIA MONT’ALVÃO

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
ALEXANDRE FARBIARZ

Banca
CLÁUDIA MONT’ALVÃO

Banca
ALEXANDRE CIDRAL

Catalogação
2019-05-10

Apresentação
2011-08-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37968@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37968@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37968


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES E ANEXOS PDF