Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE UM GEOCOMPOSTO DRENANTE EM RELAÇÃO À SUA CAPACIDADE DE VAZÃO

Título
[en] STUDY OF THE BEHAVIOR OF A DRAINING GEOCOMPOSITE IN RELATION OF THE FLOW RATE CAPACITY

Autor
[pt] ORLANDO DA SILVA ROJAS

Vocabulário
[pt] FLUENCIA

Vocabulário
[pt] TRANSMISIVIDADE

Vocabulário
[pt] PERMEABILIDADE PLANAR

Vocabulário
[pt] GEOCOMPOSTO

Vocabulário
[en] CREEP

Vocabulário
[en] TRANSMISIVITY

Vocabulário
[en] PLANAR PERMEABILITY

Vocabulário
[en] GEOCOMPOSITE

Resumo
[pt] Um dos grandes problemas apresentados nas Rodovias é a drenagem de água, gerada principalmente pela chuva, tendo como consequência a diminuição da resistência na estrutura do pavimento ou destruição do mesmo, causada pela pressão hidráulica. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a fluência do geocomposto, avaliando o comportamento drenante deste no solo, em relação à sua capacidade de vazão. Foram realizados ensaios laboratoriais de curto e médio prazo baseado no ensaio de permeabilidade planar e transmissividade em que, à medida que o geocomposto é comprimido por um carregamento constante de 10 kPa, sua vazão planar decresce e a deformação da amostra aumenta. Determinou-se a deformação por compressão ao longo do tempo de ensaio do material, que está diretamente ligado à sua capacidade de vazão. Para conferir este comportamento foi feita a modelagem da amostra de solo argiloso que inicialmente se encontra saturado e que é parte do subleito de uma rodovia em um estudo de caso, com o geocomposto como parte do sistema de drenagem (trincheira drenante) no programa PLAXIS, nas mesmas condições de carregamento, determinando-se a variação da fluência com inserção de geocomposto o que foi comparando com os valores obtidos no laboratório. Os resultados foram satisfatórios e se conclui que há geração de deformações causadas pelos carregamentos no solo, que influenciam na capacidade de vazão de drenagem do conjunto.

Resumo
[en] One of the main problems that are seen on highways is that of water drainage, generated mainly by rain. This may reduce the quality and structure of the pavement as time passes or it may damage the pavement because of hydraulic pressure. This research intends to object an analysis of fluency of geocomposite; in so doing it will evaluate the behavior of geocomposite drainage on soil in relation to its capacity to flow. Test were carried out in short and half term in laboratory, based on planar permeability and transmisivity, where as the geocomposite is compressed by a constant load -in our case of 10 kPa its planar wealth decreases, but the distortion of the sample increases. To determine the distortion for compression throughout the time of the material testing, which is directly related to the flow capacity. To verify the results obtained in the laboratory, the model of the soil samples and the geocomposite were analyzed in PLAXIS program, taking into account the same conditions and characteristics of the tests. This helped us to determine the variation of fluency with the geocomposite inclusion compared to the values obtained in the laboratory. The results were satisfactory and it is concluded that there is generation of deformation caused by loads on the ground, influencing the flow capacity of the drain assembly.

Orientador(es)
MICHELE DAL TOE CASAGRANDE

Banca
RAQUEL QUADROS VELLOSO

Banca
MICHELE DAL TOE CASAGRANDE

Banca
ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES GUIMARÃES

Catalogação
2019-02-26

Apresentação
2014-09-05

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37168@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37168@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37168


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