Título
[pt] HABILIDADES PERCEPTUAIS E LINGÜÍSTICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE GÊNERO NO PORTUGUÊS
Título
[en] PERCEPTUAL AND LINGUISTIC ABILITIES IN THE ACQUISITION OF THE PORTUGUESE GENDER SYSTEM
Autor
[pt] MARIA CRISTINA LOBO NAME
Vocabulário
[pt] AQUISICAO DA LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] BOOTSTRAPPING
Vocabulário
[pt] DETERMINANTES
Vocabulário
[pt] CATEGORIAS FUNCIONAIS
Vocabulário
[pt] GENERO GRAMATICAL
Vocabulário
[en] LANGUAGE ACQUISITION
Vocabulário
[en] BOOTSTRAPPING
Vocabulário
[en] DETERMINERS
Vocabulário
[en] FUNCTIONAL CATEGORIES
Vocabulário
[en] GRAMMATICAL GENDER
Resumo
[pt] Esta tese diz respeito à identificação do sistema de
gênero, focalizando a atribuição de um valor particular ao
traço de gênero de nomes [- animado] por crianças. A
hipótese de trabalho assumida é de que o valor do traço de
gênero do Nome é identificado a partir da concordância no
DP, com base em informação morfo-fonológica nos elementos da
Categoria D. A perspectiva teórica adotada visa a conciliar
um tratamento psicolingüístico para a aquisição da
linguagem com uma teoria lingüística. O tipo de operação de
concordância que viabilizaria a transferência do valor do
gênero de D para N é considerado e 4 experimentos são
relatados, nos quais são avaliadas a sensibilidade de
crianças aos itens da Categoria D e sua habilidade de
processar concordância de gênero. Os resultados são
compatíveis com a hipótese e sugerem acesso precoce à
categoria funcional D.
Resumo
[en] This thesis is concerned with the identification of the
gender system by focusing on the ascription of a particular
value to the gender feature of [-animate] nouns by children.
The working hypothesis assumed here is that the value of
the gender feature of the Noun is identified due to DP
agreement on the basis of morpho-phonological information
provided by the elements of the D Category. The theoretical
approach adopted here aims at reconciling a procedural
account to language acquisition with a theory of language.
The sort of agreement operation that would allow gender
value transferring from D to N is considered and 4
experiments are reported, which aimed at evaluating
children`s sensibility to the elements of the D category
and their ability to process gender agreement. The results
provide support to the hypothesis and suggest early access
to the functional category D.
Orientador(es)
LETICIA MARIA SICURO CORREA
Banca
ENEIDA DO REGO MONTEIRO BOMFIM
Banca
LETICIA MARIA SICURO CORREA
Banca
MARGARIDA MARIA DE PAULA BASILIO
Banca
RUTH ELISABETH VASCONCELLOS LOPES
Banca
MARY AIZAWA KATO
Banca
CELIA JAKUBOWICZ
Catalogação
2003-06-23
Apresentação
2002-09-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3650@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3650@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3650
Arquivos do conteúdo
CAPA PDF FICHA CATALOGRÁFICA PDF DEDICATÓRIA PDF AGRADECIMENTOS PDF RESUMO PDF ABSTRACT PDF SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF PRANCHA DE EXPERIMENTOS 3 PDF FIGURAS - 1 PDF PRANCHA DE EXPERIMENTOS 4 PDF FIGURAS 4 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF GLOSSÁRIO PDF LISTA DE QUADROS E GRÁFICOS PDF ANEXO 1 PDF ANEXO 2 PDF ANEXO 3 PDF ANEXO 4 PDF