Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] HABILIDADES PERCEPTUAIS E LINGÜÍSTICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE GÊNERO NO PORTUGUÊS

Título
[en] PERCEPTUAL AND LINGUISTIC ABILITIES IN THE ACQUISITION OF THE PORTUGUESE GENDER SYSTEM

Autor
[pt] MARIA CRISTINA LOBO NAME

Vocabulário
[pt] AQUISICAO DA LINGUAGEM

Vocabulário
[pt] BOOTSTRAPPING

Vocabulário
[pt] DETERMINANTES

Vocabulário
[pt] CATEGORIAS FUNCIONAIS

Vocabulário
[pt] GENERO GRAMATICAL

Vocabulário
[en] LANGUAGE ACQUISITION

Vocabulário
[en] BOOTSTRAPPING

Vocabulário
[en] DETERMINERS

Vocabulário
[en] FUNCTIONAL CATEGORIES

Vocabulário
[en] GRAMMATICAL GENDER

Resumo
[pt] Esta tese diz respeito à identificação do sistema de gênero, focalizando a atribuição de um valor particular ao traço de gênero de nomes [- animado] por crianças. A hipótese de trabalho assumida é de que o valor do traço de gênero do Nome é identificado a partir da concordância no DP, com base em informação morfo-fonológica nos elementos da Categoria D. A perspectiva teórica adotada visa a conciliar um tratamento psicolingüístico para a aquisição da linguagem com uma teoria lingüística. O tipo de operação de concordância que viabilizaria a transferência do valor do gênero de D para N é considerado e 4 experimentos são relatados, nos quais são avaliadas a sensibilidade de crianças aos itens da Categoria D e sua habilidade de processar concordância de gênero. Os resultados são compatíveis com a hipótese e sugerem acesso precoce à categoria funcional D.

Resumo
[en] This thesis is concerned with the identification of the gender system by focusing on the ascription of a particular value to the gender feature of [-animate] nouns by children. The working hypothesis assumed here is that the value of the gender feature of the Noun is identified due to DP agreement on the basis of morpho-phonological information provided by the elements of the D Category. The theoretical approach adopted here aims at reconciling a procedural account to language acquisition with a theory of language. The sort of agreement operation that would allow gender value transferring from D to N is considered and 4 experiments are reported, which aimed at evaluating children`s sensibility to the elements of the D category and their ability to process gender agreement. The results provide support to the hypothesis and suggest early access to the functional category D.

Orientador(es)
LETICIA MARIA SICURO CORREA

Banca
ENEIDA DO REGO MONTEIRO BOMFIM

Banca
LETICIA MARIA SICURO CORREA

Banca
MARGARIDA MARIA DE PAULA BASILIO

Banca
RUTH ELISABETH VASCONCELLOS LOPES

Banca
MARY AIZAWA KATO

Banca
CELIA JAKUBOWICZ

Catalogação
2003-06-23

Apresentação
2002-09-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3650@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3650@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3650


Arquivos do conteúdo
CAPA PDF
FICHA CATALOGRÁFICA PDF
DEDICATÓRIA PDF
AGRADECIMENTOS PDF
RESUMO PDF
ABSTRACT PDF
SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
PRANCHA DE EXPERIMENTOS 3 PDF
FIGURAS - 1 PDF
PRANCHA DE EXPERIMENTOS 4 PDF
FIGURAS 4 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF
GLOSSÁRIO PDF
LISTA DE QUADROS E GRÁFICOS PDF
ANEXO 1 PDF
ANEXO 2 PDF
ANEXO 3 PDF
ANEXO 4 PDF