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Título
[en] AVANT-GARDE TRANSGRESSION AND SUBVERSION OF VULGARITY: THE CASES OF CARLOS REICHENBACH AND ALBERTO FISCHERMAN

Título
[pt] ENTRE A TRANSGRESSÃO VANGUARDISTA E A SUBVERSÃO DA VULGARIDADE: OS CASOS DE CARLOS REICHENBACH E ALBERTO FISCHERMAN

Autor
[pt] DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANO

Vocabulário
[pt] CRITICA

Vocabulário
[pt] PORNOCHANCHADA

Vocabulário
[pt] CINEMA MARGINAL

Vocabulário
[pt] CINEMA ARGENTINO

Vocabulário
[pt] VANGUARDA

Vocabulário
[pt] EXPERIMENTALISMO

Vocabulário
[pt] CONTRACULTURA

Vocabulário
[pt] EROTISMO

Vocabulário
[en] CRITICISM

Vocabulário
[en] MARGINAL CINEMA

Vocabulário
[en] ARGENTINEAN CINEMA

Vocabulário
[en] VANGUARDS

Vocabulário
[en] EXPERIMENTALISM

Vocabulário
[en] COUNTERCULTURE

Vocabulário
[en] EROTICISM

Resumo
[pt] Este projeto se propõe a estudar o percurso feito por dois realizadores de cinema – um brasileiro, Carlos Reichenbach, e um argentino, Alberto Fischerman. Ambos partiram dos movimentos da chamada contracultura dos anos 60 e 70 e, poucos anos mais tarde, estiveram envolvidos com produções de pretensões notadamente comerciais e de forte apelo popular. Portanto, o estudo trata dos contextos em que essa produção se realizou e se estende à recepção crítica tida pelos filmes. Ao observar estes filmes e sua crítica, o estudo propõe duas questões. Primeiro: em que medida estes realizadores, mesmo realizando obras inseridas no esquema de produção mercantil da indústria de cinema, trouxeram aos filmes marcas de seu percurso, adicionando doses de transgressão e ironia aos contextos francamente vulgares. Em seguida, analisar como se deu o movimento da crítica diante destas obras apelativas e transgressoras. Para isso, a comparação entre os contextos de dois diferentes países pode enriquecer a análise.

Resumo
[en] This project analyzes the works of two filmmakers – the Brazilian Carlos Reichenbach, and the Argentinian Alberto Fischerman. Both have made their first films linked to counterculture movements of the 60s and 70s. A few years later, both of them became involved with exploitation productions. This study looks into the historical contexts in which these productions took place. It will also analyze the way both features were received by film critics. By focusing on these two films and the critical film writing they inspired, this study proposes two questions. First: If these directors, even when doing their exploitation works, have embedded in their productions doses of transgression and irony, which turned upside down what was originally an openly vulgar context. We will also look into the way the critics reacted to this subversive exploitation. In order to better grasp this reception by film pundits, a comparison between the two distinct contexts of Brazil and Argentina can enrich the analysis.

Orientador(es)
PINA MARIA ARNOLDI COCO

Banca
KARL ERIK SCHOLLHAMMER

Banca
PINA MARIA ARNOLDI COCO

Banca
JOAO LUIZ VIEIRA

Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
ANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA

Catalogação
2017-06-02

Apresentação
2012-07-03

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30210@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30210


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