Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] NIETZSCHE AND THE EXPERIENCE OF THE PHILOSOFER-ARTIST

Título
[pt] NIETZSCHE E A EXPERIÊNCIA DO FILÓSOFO-ARTISTA

Autor
[pt] CARLOS MARIO NASCIMENTO ALVAREZ

Vocabulário
[pt] FILOSOFIA

Vocabulário
[pt] ZARATUSTRA

Vocabulário
[pt] ANDARILHO

Vocabulário
[pt] FILOSOFO-ARTISTA

Vocabulário
[pt] PULSAO

Vocabulário
[pt] NIETZSCHE

Vocabulário
[pt] ARTE

Vocabulário
[pt] MUSICA

Vocabulário
[en] PHILOSOPHY

Vocabulário
[en] DRIVE

Vocabulário
[en] NIETZSCHE

Vocabulário
[en] ART

Vocabulário
[en] MUSIC

Resumo
[pt] Nietzsche e a Experiência do Filósofo-Artista aborda o pensamento do filósofo alemão de maneira a evidenciar que sua obra poderá ser bem compreendida ao se levar em conta o que o próprio Nietzsche postulou como experiência (erfahrung) do vivido (Erlebnis). Através da apresentação, problematização e análise de seu estilo (aforismos, poesias, ditirambos, músicas e tipologia) e de aspectos pertinentes à sua forma peculiar de afirmar a experiência humana, mostra-se como Nietzsche construiu seu pensamento através de formulações advindas desde seu próprio corpo. Dessa forma, afetos, corporeidades, estados de humor, pulsões e potências são elementos que deram consistência a um pensamento que ousou distanciar-se da tradição ocidental metafísica e inserir-se sob uma nova insígnia: a postulação do filósofo-artista.

Resumo
[en] Nietzsche and the experience of the philosopher-artist addresses the thought of the german philosopher in order to show that his work can be better understood if one considers what Nietzsche postulated as the experience (erfahrung) of the lived (Erlebnis). Through analysis of his style (aphorisms, poetry, dithyrambs, music and typology) and aspects relevant to his particular form of affirming the human experience, it is shown how Nietzsche built his thought through formulations arising from his own body. Thus, emotions, physicality, moods, drives and power are elements that give consistency to a thought that dared to distance itself from the western metaphysical tradition and fit in a new insignia: the postulation of the philosopher-artist.

Orientador(es)
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
KARL ERIK SCHOLLHAMMER

Banca
CHAIM SAMUEL KATZ

Banca
ALUISIO PEREIRA DE MENEZES

Catalogação
2017-05-31

Apresentação
2012-03-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30167@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30167@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30167


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E NOTAS PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CONCLUSÃO PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF