Título
[pt] A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA
Título
[en] THE POWER OF IMAGE-RUIN POETICS OF CINEMA
Autor
[pt] ANNA MARIA DE AZEVEDO
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[pt] FOUND FOOTAGE
Vocabulário
[pt] RESSIGNIFICACAO
Vocabulário
[pt] APROPRIACAO
Vocabulário
[pt] RUINA
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[pt] ARQUIVO
Vocabulário
[en] MEMORY
Vocabulário
[en] FOUND FOOTAGE
Vocabulário
[en] RESSIGNIFICATION
Vocabulário
[en] APPROPRIATION
Vocabulário
[en] RUIN
Vocabulário
[en] MOVIE
Vocabulário
[en] ARCHIVE
Resumo
[pt] Com base na experiência do autor como realizador de filmes feitos com
imagens encontradas -found footage-, a dissertação procura identificar as razões
que levam cineastas inseridos em um contexto social contemporâneo a
dispensarem registros cinematográficos autorais e optarem por fragmentos de
formatos e origens diversos. Parte-se do pressuposto de que a escolha da imagem
do outro potencializa liberdade poética e conceitual ao artista em seu discurso
sobre os tempos atuais e expressos nos filmes montados a partir da apropriação de
imagens-ruína. Nesse movimento, busca-se a identidade fraturada, característica
que se acentua na produção cinematográfica a partir dos anos 90, concomitante ao
processo de revisão histórica pela qual o mundo passa. Nesse âmbito, as noções
de apropriação, ressignificação, modernidade, ruína, memória e
arquivo serão vistas sob a perspectiva histórica e da prática cinematográfica.
Resumo
[en] Based on the author s experience as a director of found footage films, the
current dissertation aims at identifying the reasons that induce filmmakers within
a contemporary social context to set aside authorial cinematographic records in
order to embrace fragments of several shapes and origins. This study is based on
the supposition that the image of the Other is chosen due to reinforce both poetic
and conceptual freedom of the artist, whose discourse lies on the present times, as
shown in the films edited with appropriate ruin-images. In this movement, I try to
explore the fractured identity, a characteristic that is accentuated in film
productions since the 1990s, simultaneously with the historical review process the
world hás been going through since then. In this context, the notions of
appropriation, resignification, modernity, ruin, and archival are addressed under
the historical perspective and cinematic practice.
Orientador(es)
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
Banca
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
Banca
ANDREA FRANCA MARTINS
Banca
WILSON MADEIRA FILHO
Catalogação
2016-09-13
Apresentação
2014-08-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27345
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF