Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA

Título
[en] THE POWER OF IMAGE-RUIN POETICS OF CINEMA

Autor
[pt] ANNA MARIA DE AZEVEDO

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[pt] FOUND FOOTAGE

Vocabulário
[pt] RESSIGNIFICACAO

Vocabulário
[pt] APROPRIACAO

Vocabulário
[pt] RUINA

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[pt] ARQUIVO

Vocabulário
[en] MEMORY

Vocabulário
[en] FOUND FOOTAGE

Vocabulário
[en] RESSIGNIFICATION

Vocabulário
[en] APPROPRIATION

Vocabulário
[en] RUIN

Vocabulário
[en] MOVIE

Vocabulário
[en] ARCHIVE

Resumo
[pt] Com base na experiência do autor como realizador de filmes feitos com imagens encontradas -found footage-, a dissertação procura identificar as razões que levam cineastas inseridos em um contexto social contemporâneo a dispensarem registros cinematográficos autorais e optarem por fragmentos de formatos e origens diversos. Parte-se do pressuposto de que a escolha da imagem do outro potencializa liberdade poética e conceitual ao artista em seu discurso sobre os tempos atuais e expressos nos filmes montados a partir da apropriação de imagens-ruína. Nesse movimento, busca-se a identidade fraturada, característica que se acentua na produção cinematográfica a partir dos anos 90, concomitante ao processo de revisão histórica pela qual o mundo passa. Nesse âmbito, as noções de apropriação, ressignificação, modernidade, ruína, memória e arquivo serão vistas sob a perspectiva histórica e da prática cinematográfica.

Resumo
[en] Based on the author s experience as a director of found footage films, the current dissertation aims at identifying the reasons that induce filmmakers within a contemporary social context to set aside authorial cinematographic records in order to embrace fragments of several shapes and origins. This study is based on the supposition that the image of the Other is chosen due to reinforce both poetic and conceptual freedom of the artist, whose discourse lies on the present times, as shown in the films edited with appropriate ruin-images. In this movement, I try to explore the fractured identity, a characteristic that is accentuated in film productions since the 1990s, simultaneously with the historical review process the world hás been going through since then. In this context, the notions of appropriation, resignification, modernity, ruin, and archival are addressed under the historical perspective and cinematic practice.

Orientador(es)
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT

Banca
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT

Banca
ANDREA FRANCA MARTINS

Banca
WILSON MADEIRA FILHO

Catalogação
2016-09-13

Apresentação
2014-08-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27345


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF