Título
[en] CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS
Título
[pt] IDENTIDADE CULTURAL E ENSINO DO DESIGN NO AMAZONAS
Autor
[pt] ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE CULTURAL
Vocabulário
[pt] AMAZONAS
Vocabulário
[pt] EMANCIPACAO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE DESIGN
Vocabulário
[en] CULTURAL IDENTITY
Vocabulário
[en] AMAZONAS
Vocabulário
[en] EMANCIPATION
Vocabulário
[en] DESIGN EDUCATION
Resumo
[pt] Esta pesquisa tem como objetivo propor recomendações para o ensino do design no Amazonas a partir do conceito de identidade cultural. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e da técnica do grupo focal, a investigação teve como fios condutores duas vertentes discursivas: uma teórica e outra empírica. Na vertente teórica estão as discussões sobre as categorias da racionalidade moderna e da modernização e suas implicações para a compreensão da identidade cultural, no âmbito do ensino do design no Amazonas. No que respeita à empiria e a partir da realização dos grupos focais, encontram-se os registros dos conceitos sobre identidade cultural, lidos sob uma perspectiva crítica que advém da ideia de emancipação social. Os dados obtidos forneceram subsídios para a indicação de princípios pedagógicos, metodológicos e epistemológicos, a serem observados, no contexto do ensino do design no Amazonas, com vistas à consecução de processos de ensino contextualizados e assentes nas especificidades socioculturais desta porção do Brasil.
Resumo
[en] This research has as objective to propose recommendations for design education in Amazonas, parting from the concept of cultural identity. By using a qualitative approach, through bibliographic research and the focal group technique, the investigation had for guidelines two discursive strands: one theoretical an the other empiric. In the theoretical strand there are discussions about categories of modern rationality as well as modernization and their implications for comprehending cultural identity, in the scope of design education in Amazonas. About the empirical aspect and parting from the focal groups accomplished, registries of concepts about cultural identity are found, and then read under a critical perspective which comes from the idea of social emancipation. The data obtained provided subsidies for indicating educational, methodological and epistemological principles to be observed in the context of design education in Amazonas, aiming at the attainment of contextualized educational processes, such processes also being based in the sociocultural specificities of this portion of Brazil.
Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Coorientador(es)
WASHINGTON DIAS LESSA
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Banca
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
Banca
JORGE LUIS PINTO RODRIGUES
Banca
WASHINGTON DIAS LESSA
Banca
CARLOS GUILHERMO ROJAS NINO
Catalogação
2014-09-08
Apresentação
2013-04-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23428
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF